Pesquisar No Site
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”

Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”
Operadores de transporte de caçambas que atuam com recolhimento de resíduos da construção civil e volumosos em Caraguatatuba estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na segunda-feira (02/03), para tratar de melhorias e possíveis alterações no procedimento de destinação final dos materiais.

#PraCegoVer: Pessoas sentados em sala durante reunião (Foto: Divulgação/PMC)
O secretário da pasta, Marcel Giorgeti, destacou a necessidade de tratar o resíduo com seriedade no município. “Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a implementar a política nacional de resíduos sólidos. É uma nova cultura que aos poucos vamos inserindo na vida da população”, disse.
Na ocasião, os caçambeiros que integram o projeto “Caçamba Legal” sugeriram melhorias para o melhor andamento da atividade, a fim de melhorar o trabalho junto à Prefeitura. O projeto, de novembro de 2018, propõe que todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo.
O secretário também ressaltou a importância do trabalho dos caçambeiros – com a contratação do serviço de caçamba a população estará dando o destino adequado daquele resíduo – pois a Prefeitura acompanha o caminho da caçamba do início ao fim por meio de um sistema garantindo, assim, o descarte correto. “Isso é consciência ambiental”, disse.

#PraCegoVer: Imagem de caçamba com layout de identificação padronizado (Foto: divulgação/PMC)
Segundo a SMAAP, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas, mensalmente, para Usina, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).
Uma observação da maioria dos operadores foi a respeito do uso correto das caçambas. Os equipamentos devem receber apenas resíduos sólidos e não orgânicos como ainda acontece. Segundo eles, essa atividade dificulta a triagem do material.
Durante o encontro também foi explicado que a empresa que gerenciava a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, instalada no bairro Barranco Alto encerrou o contrato com a Prefeitura de Caraguatatuba e um novo edital de contratação será aberto ainda este mês, para processo licitatório.
Neste período, quem assume a gestão da Usina com o recebimento de materiais, direcionamento e triagem será a equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do