Pesquisar No Site
Grupo da primeira etapa tem até dia 13 para se vacinar contra sarampo em Caraguatatuba

Grupo da primeira etapa tem até dia 13 para se vacinar contra sarampo em Caraguatatuba
A 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, segue até a próxima sexta-feira (13) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com exceção da UBS Tabatinga.
O foco da imunização desta primeira etapa são crianças e jovens com idades entre cinco e 19 anos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma.
A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba ressaltou que qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteira de vacinação.
Crianças, jovens e adultos com idades entre seis meses e 29 anos que possuem apenas uma dose da vacina estão com o esquema incompleto. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), desde o início da campanha até está quinta-feira (05), das 2.243 pessoas que procuraram as UBSs para atualizar a carteirinha de vacinação, apenas 63 precisaram tomar a vacina tríplice viral.
É importante ressaltar que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano nos postos de saúde da cidade.
Neste ano, a Sesau registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos. Em 2019, no município foram 11 casos positivos da doença. Nenhum dos casos veio a óbito.
Sintomas
A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais e que a principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.
Próxima etapa
O próximo passo para a imunização é a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo que será realizada de 3 a 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para 22 de agosto. Nessa fase, o público-alvo serão pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos