Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba abre 84 vagas em cursos gratuitos na próxima semana
Fundo Social de Caraguatatuba abre 84 vagas em cursos gratuitos na próxima semana
Na próxima semana, de 9 a 12 de março, o Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, nas áreas de padaria, costura e segurança no trabalho.

#PraCegoVer: monitora manipulando massa de pão em cima de uma mesa de alumínio, enquanto cinco alunas estão em volta observando. Todas usam por cima das roupas, avental do Fundo Social, nas cores preto e azul; (Foto: Divulgação/PMC)
Na segunda e terça-feira (9 e 10), o Fundo Social receberá inscrições para Iniciação à Costura – aprendizado em máquina reta, Artesanato em Boneca de Pano e Padaria Artesanal. As aulas acontecem de março a junho.
São oportunidades que atingem públicos diferentes. O curso de Iniciação à Costura é direcionado para pessoas que nunca tiveram contato na área, para iniciantes que queiram adquirir uma nova área de trabalho.
Abordará os cuidados básicos e preparação das máquinas; primeiros manuseios com tecido e treino de pé de máquina; corte e confecção de lençóis retos, fronhas, lençóis de elástico, cortina; confecção de short e camiseta.
O curso de Boneca de Pano ensinará como montar a boneca e a confeccionar roupa e cabelo, além da pintura facial. Ao final da oficina, as alunas entregam duas bonecas e dois vestidos.
Na oficina de Padaria Artesanal, será ensinado as boas práticas de manipulação de alimentos e a produção de 10 receitas de pães artesanais (integral, forma, frios, pretzel, rosca, entre outros).

#PraCegoVer: Foto de máquina na cor laranja levando areia para um banco de areia (Foto: Divulgação/PMC)
Já na quarta e quinta-feira (11 e 12), em parceria com o Senai, haverá inscrição para o curso de aperfeiçoamento profissional de Operador de Pá Carregadeira. Abordará sobre segurança, meio ambiente, saúde, inspeção visual detalhada, manutenção básica, painel de instrumentos e técnicas de operação.
Para esse curso é necessário comprovar conhecimentos ou experiências anteriores com operação de equipamentos de terraplanagem, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.
As inscrições serão recebidas na sede do Fundo Social, no Centro, das 8h às 16h30. Os interessados devem ter mais de 18 anos de idade e levar cópia e original do RG, Título de Eleitor e comprovante de residência.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destaca que estas iniciativas oferecem às pessoas uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e dos familiares, com algo que pode se tornar uma fonte de renda no futuro.
Mais informações podem ser obtidas por telefone (12) 3897-5656 ou no local: Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou dois aprovados do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para se apresentarem até a próxima quarta-feira (16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, no Centro.
Prefeitura convoca mais 10 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima quarta-feira (30/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura
Dia da Família movimenta escolas municipais de Caraguatatuba neste sábado
Escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba abrem as portas neste sábado (12) para um dia diferente ao lado das famílias. Festas culturais, apresentações dos estudantes, oficinas, exposições, atividades esportivas e momentos de integração fazem parte da programação do sábado letivo, com ações distribuídas em unidades de diferentes regiões