Pesquisar No Site

Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar

Publicado em: 26/03/2020
Destaques
Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar
Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira (25/03) novas medidas de combate ao coronavírus (Covid-19), além de ações no âmbito social e econômico para minimizar o impacto da pandemia na cidade.

Entre as estratégias para a saúde estão a criação de mais leitos de UTI e a locação de respiradores que serão instalados na Casa de Saúde Stella Maris para atendimento dos casos suspeitos e graves de Covid-19.

Atualmente, a unidade hospitalar conta com sete leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sete leitos de Unidade Semi Intensiva e três de Emergência.

A Prefeitura de Caraguatatuba vai implantar mais sete leitos de UTI com equipe completa e equipamentos de isolamento respiratório.

O prefeito Aguilar Junior anunciou também a compra de testes rápidos para coronavírus, que devem ser entregues ao município até o início da próxima semana.

“Importante salientar que os testes rápidos terão critérios para uso, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, voltado aos pacientes com sintomas graves de Covid-19”, ressaltou o prefeito.

Atendimentos

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.

“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.

Kit de Alimentação Escolar

Preocupado com a questão das crianças que foram dispensadas das aulas na rede municipal de ensino, o prefeito de Caraguatatuba anunciou também medidas para ajudar as famílias em situação de maior vulnerabilidade.

A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.

Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.

Novo decreto

O prefeito informou também, a necessidade de adequar o decreto municipal ao decreto estadual de quarenta que começou a valer na terça-feira (24/03).

O ato do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.

Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 50% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Confira o decreto completo no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/03/edital-ano-iii-no-254/

Economia

“Vamos salvar vidas, mas não vamos esquecer da economia”, disse o prefeito Aguilar Junior sobre medidas econômicas a serem adotadas na cidade.

Segundo ele, esse assunto está no radar dos técnicos da Prefeitura e serão anunciados no tempo certo, inclusive com a participação de entidades de classe.

“Recebemos um comunicado de diversas associações e quero receber as propostas e debatê-las uma a uma”, ressalta.

 

Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba tem 44 pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba tem 44 pacientes recuperados da Covid-19

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que dos 91 casos confirmados de pacientes com o novo coronavírus, 44 já estão recuperados. De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica desta sexta-feira (15), 68 pessoas com a Covid-19 estão em isolamento domiciliar, 11 estão internadas, oito tiveram alta hospitalar e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 15/05/2020
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem buscado alternativas para auxiliar os alunos, familiares e todos os profissionais de educação na continuidade do ano letivo. Esse tem sido um desafio para os profissionais de educação, já que não se poderia imaginar essa nova situação – de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/05/2020
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes (29%), puérperas (38%) e crianças (41%) continua abaixo da meta em Caraguatatuba
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes (29%), puérperas (38%) e crianças (41%) continua abaixo da meta em Caraguatatuba

Ao contrário da corrida durante a fase voltada aos idosos, da vacinação contra a gripe (H1N1), que ultrapassou a meta estabelecida pelo Governo do Estado, a etapa voltada para crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, não atingiu o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba notifica marinas e garagens náuticas para não fazerem passeios
Prefeitura de Caraguatatuba notifica marinas e garagens náuticas para não fazerem passeios

Fiscais de Postura da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba notificaram marinas e garagens náuticas para que sigam a Instrução Normativa 01 que proíbe passeios neste período de pandemia pelo novo coornavírus (Covid-19). Pelo documento, os estabelecimentos só podem colocar as embarcações no mar para fazer a manutenção. No último final

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 12/05/2020
Moradores têm até segunda-feira para participar da audiência pública eletrônica da LDO 2021 de Caraguatatuba
Audiência Pública da LDO encerra segunda

Moradores têm até segunda-feira para participar da audiência pública eletrônica da LDO 2021 de Caraguatatuba A Prefeitura de Caraguatatuba encerra a audiência pública eletrônica da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 na próxima segunda-feira (11/05), às 23h59. Os moradores podem encaminhar suas sugestões via internet, preenchendo um formulário disponível

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 08/05/2020