Pesquisar No Site
Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar
Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira (25/03) novas medidas de combate ao coronavírus (Covid-19), além de ações no âmbito social e econômico para minimizar o impacto da pandemia na cidade.
Entre as estratégias para a saúde estão a criação de mais leitos de UTI e a locação de respiradores que serão instalados na Casa de Saúde Stella Maris para atendimento dos casos suspeitos e graves de Covid-19.
Atualmente, a unidade hospitalar conta com sete leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sete leitos de Unidade Semi Intensiva e três de Emergência.
A Prefeitura de Caraguatatuba vai implantar mais sete leitos de UTI com equipe completa e equipamentos de isolamento respiratório.
O prefeito Aguilar Junior anunciou também a compra de testes rápidos para coronavírus, que devem ser entregues ao município até o início da próxima semana.
“Importante salientar que os testes rápidos terão critérios para uso, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, voltado aos pacientes com sintomas graves de Covid-19”, ressaltou o prefeito.
Atendimentos
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.
“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.
Kit de Alimentação Escolar
Preocupado com a questão das crianças que foram dispensadas das aulas na rede municipal de ensino, o prefeito de Caraguatatuba anunciou também medidas para ajudar as famílias em situação de maior vulnerabilidade.
A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.
Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.
Novo decreto
O prefeito informou também, a necessidade de adequar o decreto municipal ao decreto estadual de quarenta que começou a valer na terça-feira (24/03).
O ato do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.
Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 50% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Confira o decreto completo no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/03/edital-ano-iii-no-254/
Economia
“Vamos salvar vidas, mas não vamos esquecer da economia”, disse o prefeito Aguilar Junior sobre medidas econômicas a serem adotadas na cidade.
Segundo ele, esse assunto está no radar dos técnicos da Prefeitura e serão anunciados no tempo certo, inclusive com a participação de entidades de classe.
“Recebemos um comunicado de diversas associações e quero receber as propostas e debatê-las uma a uma”, ressalta.
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Bailarinos de Caraguatatuba participam de competição internacional e conquistam bolsas de estudos no Canadá
A Escola de Bailados de Caraguatatuba participou, entre os dias 17 e 21 de março, em Nova York, do VKIBC – Valentina Kozlova International Ballet Competition, um dos mais importantes festivais de dança do mundo. O evento reuniu jovens talentos de diversos países e é reconhecido por revelar promissores nomes
“Quarta Literária da Kaká” celebra cultura caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe em abril mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro será no dia 29/4 (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação de Priscila Siqueira, Pedro Caetano, Julinho Mendes e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não
Teatro Mario Covas recebe espetáculo “O Pai” com Fulvio Stefanini neste domingo
O espetáculo “O Pai” chega ao palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, neste domingo (19/4), às 20h. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do TMC com até uma hora de antecedência. A apresentação integra a programação da cidade, que completa 169 anos de
Prefeitura notifica concessionárias para garantir limpeza de áreas de domínio em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, notificou a Concessionária Tamoios e a ISA Energia Brasil (concessionária de transmissão de energia elétrica) para que realizem e mantenham a limpeza adequada de suas áreas de domínio no município. A medida visa assegurar não apenas a organização urbana,
Mais 28 estudantes têm oportunidades de estágio na Prefeitura de Caraguatatuba na próxima semana
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 28 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar nas próximas segunda, terça e quarta-feira (6, 7 e 8/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às