Pesquisar No Site

Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar

Publicado em: 26/03/2020
Destaques
Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar
Covid-19: Prefeito anuncia criação de leitos, compra de testes rápidos e kit alimentação escolar

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira (25/03) novas medidas de combate ao coronavírus (Covid-19), além de ações no âmbito social e econômico para minimizar o impacto da pandemia na cidade.

Entre as estratégias para a saúde estão a criação de mais leitos de UTI e a locação de respiradores que serão instalados na Casa de Saúde Stella Maris para atendimento dos casos suspeitos e graves de Covid-19.

Atualmente, a unidade hospitalar conta com sete leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sete leitos de Unidade Semi Intensiva e três de Emergência.

A Prefeitura de Caraguatatuba vai implantar mais sete leitos de UTI com equipe completa e equipamentos de isolamento respiratório.

O prefeito Aguilar Junior anunciou também a compra de testes rápidos para coronavírus, que devem ser entregues ao município até o início da próxima semana.

“Importante salientar que os testes rápidos terão critérios para uso, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, voltado aos pacientes com sintomas graves de Covid-19”, ressaltou o prefeito.

Atendimentos

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.

“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.

Kit de Alimentação Escolar

Preocupado com a questão das crianças que foram dispensadas das aulas na rede municipal de ensino, o prefeito de Caraguatatuba anunciou também medidas para ajudar as famílias em situação de maior vulnerabilidade.

A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.

Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.

Novo decreto

O prefeito informou também, a necessidade de adequar o decreto municipal ao decreto estadual de quarenta que começou a valer na terça-feira (24/03).

O ato do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.

Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 50% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Confira o decreto completo no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/03/edital-ano-iii-no-254/

Economia

“Vamos salvar vidas, mas não vamos esquecer da economia”, disse o prefeito Aguilar Junior sobre medidas econômicas a serem adotadas na cidade.

Segundo ele, esse assunto está no radar dos técnicos da Prefeitura e serão anunciados no tempo certo, inclusive com a participação de entidades de classe.

“Recebemos um comunicado de diversas associações e quero receber as propostas e debatê-las uma a uma”, ressalta.

 

Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev terminam no fim de setembro
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev terminam no fim de setembro

As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) podem ser feitas até o dia 29 de setembro, às 23h59, pelo site https://www.vunesp.com.br/CRGP2401. Os salários variam de R$ 1.706,94 a

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/08/2026
Finalistas do Hackathon 2026 avançam no desenvolvimento de projetos para Educação
Finalistas do Hackathon 2026 avançam no desenvolvimento de projetos para Educação

As equipes IFSP Exceptions e Inova Caraguá, classificadas entre as melhores propostas Hackathon 2026, iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão pública, promovida pelo Instituto Federal São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP) em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (10), de uma reunião de alinhamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/08/2026
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 26/08/2026
Fundo Social e Cult SP Pro realizam curso gratuito de Tortas e Salgados
Fundo Social e Cult SP Pro realizam curso gratuito de Tortas e Salgados

Teve início na quinta-feira, (13) o curso gratuito de Tortas e Salgados realizado pelo Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o Cult SP Pro, um programa do Governo do Estado de São Paulo. A capacitação tem o objetivo de promover autonomia e ampliar as oportunidades de geração de renda

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/08/2026
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá um passo importante para o desenvolvimento artístico e cultural do município com o lançamento oficial do CUCCA – Cadastro Unificado de Artistas e Coletivos de Caraguatatuba. A ferramenta entra em operação nesta quarta-feira (26/8) e será um dos principais instrumentos para

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/08/2026