Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe reunião do projeto Observatório de Arquivos Municipais do Estado de São Paulo em março

Destaques
Caraguatatuba recebe reunião do projeto Observatório de Arquivos Municipais do Estado de São Paulo em março
Caraguatatuba recebe reunião do projeto Observatório de Arquivos Municipais do Estado de São Paulo em março

Caraguatatuba sediará a 5ª reunião do Projeto “Observatório de Arquivos Municipais” no dia 24 de março (terça-feira), das 10h às 17h, na Videoteca Lúcio Braum (localizada no Polo Cultural Adaly Coelho Passos), no Centro.  Servidores de diversas cidades do Estado de São Paulo vão debater o tema “Experiências e Métodos de Avaliação da Massa Documental Acumulada”.

#PraCegoVer: A técnica de arquivo, Luzia Rodrigues de Toledo Prado, manuseando documentos públicos históricos de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

A avaliação consiste em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro.

No ano de 2018, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) deu início ao Projeto “Observatório de Arquivos Municipais”. Organizados pelo Centro de Assistência aos Municípios (CAM) do APESP estes Observatórios, destinados às prefeituras e câmaras municipais paulistas, funcionam como um ambiente para a troca de experiências e intercâmbio de informações.

A Videoteca Lúcio Braum fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro (próximo ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Polo Cultural Adaly Coelho Passos).

História

Os trabalhos de gestão documental em Caraguatatuba iniciaram em 1998, com a criação do Arquivo Histórico Arino Sant’Ana de Barros.  Em 2010, começou a organização do acervo documental do Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara. A Lei Municipal 2.218/2015 estruturou a Divisão de Arquivo Público Municipal, responsável pela Gestão Documental Municipal. Com a sanção da Lei nº 2.419/2018 (Reestruturação Administrativa da Prefeitura de Caraguatatuba), o setor passou a ser denominado Departamento de Arquivo Público Municipal, ligado à Secretaria de Administração.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), por meio do Centro de Assistência aos Municípios (CAM), considera o “Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara” de Caraguatatuba (Arquivo Geral Municipal) e o Arquivo Arino Santa’Ana de Barros  (Arquivo Permanente e Histórico) referências em gestão documental. Representantes de diversos municípios paulistas o visitam para estruturar um Arquivo Documental em suas cidades, além de cidades de Minas Gerais, Santa Catarina e Nordeste.

O Departamento de Arquivo Público Municipal fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 725 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3882-5706. O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (ao lado da Fundacc) está localizado na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-5662.

SAESP

Instituído em 19 de outubro de 1984, por meio do Decreto nº 22.789, o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP – representa o conjunto de arquivos e protocolos dos órgãos e entidades da Administração Estadual, funcionando de forma integrada, de acordo com normas e procedimentos técnicos comuns.

O órgão central do Sistema é o Arquivo Público do Estado, por meio de seu Departamento de Gestão do SAESP; os órgãos setoriais são as unidades técnicas de arquivo e protocolo de cada órgão ou entidade da Administração Estadual. Podem integrar o SAESP, por meio de convênios ou termo de cooperação técnica, os municípios paulistas, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, bem como os Poderes Legislativo e Judiciário do Estado.

 

Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

2ª parcela do IPTU à vista com 5% de desconto pode ser pago até 20 de março
2ª parcela do IPTU à vista com 5% de desconto pode ser pago até 20 de março

 A cota única do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 de Caraguatatuba com 5% de desconto vence na próxima quarta-feira (20/3). Há também a opção de pagar o carnê em 10 vezes, com as seguintes datas de vencimento das parcelas: 20/3, 22/4, 20/5, 20/6, 22/7, 20/8,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 14/03/2024
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba têm programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado dia 8 de março (sexta-feira), a Rede de Atenção Básica à Saúde de Caraguatatuba preparou uma programação especial para as pacientes das unidades. As atividades estão sendo realizadas desde o início da semana e incluem coleta de preventivo e autoexame da mama,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/03/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Baixa de servidores por saúde e período chuvoso dificultam trabalho de zeladoria nos bairros
Baixa de servidores por saúde e período chuvoso dificultam trabalho de zeladoria nos bairros

A baixa de servidores diagnosticados com dengue ou até a Covid-19 tem prejudicado o trabalho de zeladoria nos bairros, aliado ao período mais chuvoso do ano (entre dezembro e final de março). Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a pasta registrou uma baixa de pelo menos 15 trabalhadores que atuam

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024