Pesquisar No Site
Prefeitura realiza 70 autuações por descarte irregular de resíduos apenas no mês de janeiro

Prefeitura realiza 70 autuações por descarte irregular de resíduos apenas no mês de janeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), realiza frequentemente vistorias em todo município para coibir e inibir o descarte irregular de resíduos, que é proibido e pode gerar multa ao munícipe.
Apenas no mês de janeiro deste ano, foram lavradas cerca de 70 autuações por descarte irregular. Em 2019, este número ultrapassou de 200 autuações. Se comparar, em um mês, foi quase metade do ano inteiro passado.

#PraCegoVer: lixeiras de coleta seletiva dentro do ecoponto, nas cores amarela, verde, azul e vermelha. (Foto: Divulgação/PMC)
O diretor de fiscalização e monitoramento ambiental da SMAAP, William Xavier avalia esse aumento em um curto período devido à época de alta temporada e ao reforço da equipe de fiscalização.
“A maioria das casas, onde há maior incidência de descarte irregular são as de veraneio, onde alguns moradores realizam a limpeza do quintal ou trocam mobiliários e acabam descartando de forma irregular em via pública. Além também, do aumento da fiscalização e de denúncias recebidas”, explicou William.
Segundo a SMAAP, a maior parte do material descartado em vias públicas ou em calçadas é proveniente de Resíduos da Construção Civil – RCC e móveis, como: sofás, restos de armário, guarda-roupa e materiais provenientes de madeira e poda.
Para evitar este tipo de ação, o município possui três Ecopontos que auxilia e facilita o descarte correto desses materiais, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu.

#PraCegoVer: espaço do ecoponto com vários Box de separação dos materiais (Foto: Divulgação/PMC)
Nos Ecopontos, o munícipe pode descartar gratuitamente, Resíduos de Construção Civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
A Secretaria esclarece que o imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular será autuado de acordo com a Lei nº. 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRM´s, equivalente à R$709,92.
“O nosso objetivo é manter a cidade de limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do resíduos”, destaca o diretor da SMAAP.
Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Confira o endereço dos Ecopontos:
Golfinhos: Rua Alameda dos Corais
Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão
Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h. Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).