Pesquisar No Site

Prefeitura orienta maricultores sobre legislações em passeios à Fazenda de Mexilhão

Publicado em: 14/02/2020
Prefeitura orienta maricultores sobre legislações em passeios à Fazenda de Mexilhão
Prefeitura orienta maricultores sobre legislações em passeios à Fazenda de Mexilhão

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Urbanismo, reuniu nesta quinta-feira (13/02) cerca de 10 maricultores do município para a explicação do Projeto de Turismo de Base Comunitária.

A reunião, que aconteceu na Secretaria de Educação, abordou temas de legislação municipal, fiscalização de praias, atividades náuticas e outros assuntos que os maricultores poderão se deparar em seu dia de trabalho.

O secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Wilber Cardoso, salientou a importância da reunião para os trabalhadores.

“Como a demanda de trabalho deve aumentar após a abertura dessa nova oportunidade de trabalho para eles, os maricultores saem daqui com uma atualização de leis, procedimentos importantes que devem ser observados diariamente”.

Passeio

Em janeiro passado, o prefeito Aguilar Junior entregou aos representantes da Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o Alvará de Licença de Funcionamento do passeio de visitação na Fazenda de Mexilhão, na Praia da Cocanha, região norte da cidade.

O Alvará de Turismo de Base Comunitária era uma reivindicação antiga da comunidade, que agora pode ter outra opção de renda, além da venda dos produtos.

Com a oficialização do passeio, Caraguatatuba ganha mais uma atração de turismo, única no Litoral Norte, que visa garantir preservação ambiental e a valorização da cultura caiçara local.

A Fazenda de Mexilhão é considerada a maior do Estado e sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano, se não houver nenhuma intercorrência.

Atualmente, o passeio já é realizado com estudantes do Instituto de Pesca de São Paulo e Instituto Federal de Caraguatatuba, como aula prática no curso de Aquicultura, criação de animais aquáticos com possibilidade de consumo.

A saída do passeio fica localizada na Amapec e dura em média, 1h30. Os visitantes poderão conhecer o dia a dia do funcionamento da Fazenda, desde o processo de reprodução do mexilhão, as práticas de cultivo até o seu desenvolvimento para o tamanho comercial, além de toda técnica de limpeza, beneficiamento e preparação do produto para venda.

Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, poderão escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.

Moradores e turistas interessados em conhecer o atrativo, podem procurar pela Associação na Avenida João Gonçalves Santana, 500 – Massaguaçu – Praia da Cocanha ou fazer o agendamento pelo telefone (12) 99794-4846.

 

Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Estabelecimentos gastronômicos são selecionados para 20ª edição do Caraguá a Gosto
Estabelecimentos gastronômicos são selecionados para 20ª edição do Caraguá a Gosto

Foram divulgados os estabelecimentos gastronômicos selecionados para participar da 20ª edição do Caraguá a Gosto, que neste ano traz o tema ‘Origens’. No total, 52 estabelecimentos foram habilitados para participar do maior festival gastronômico do Litoral Norte, distribuídos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 18/06/2025
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no salão Monteiro Lobato, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio de Janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/06/2025
Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2025
CRESANS e Banco de Alimentos de Caraguatatuba promovem ação sobre sustentabilidade alimentar no CRAS Jetuba
Centro de Referência e Banco de Alimentos de Caraguatatuba promovem ação sobre sustentabilidade alimentar no CRAS Jetuba

A programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba segue com atividades que promovem conscientização e sustentabilidade. Na última segunda-feira (16), foi a vez do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jetuba receber a iniciativa promovida pelo Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/06/2025
Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas

Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 30/06/2025