Pesquisar No Site

Plano de Incentivo à Construção é tema de duas audiências públicas em Caraguatatuba

Publicado em: 17/02/2020
Audiência pública trabalho na construção civil-Fotos Claudio Gomes (12)
Plano de Incentivo à Construção é tema de duas audiências públicas em Caraguatatuba

O Plano de Incentivo à Construção Civil foi discutido em duas audiências públicas na quarta e sexta-feira (12 e 14/02), na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. A proposta do projeto de lei nº 71/19 de autoria do Poder Executivo visa estimular a geração de emprego e renda no município, por meio do setor.

A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pelos secretários de Urbanismo, Wilber Cardozo, e da Fazenda, Nelson Hayashida, no debate.

PraCegoVer Vereadores conhecem detalhes do Plano de Incentivo à Construção Civil (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino, coordenou os trabalhos das reuniões, acompanhado da vice-presidente Salete Maria de Souza Paes e dos vereadores Agnaldo Pereira da Silva Santos, Renato Leite Carrijo de Aguilar, João Silva de Paula Ferreira e Fernando Augusto da Silva Ferreira.

O secretário de Urbanismo e arquiteto, Wilber Cardozo, disse que a construção civil é uma das maiores geradoras de emprego em todo Brasil. “Trabalhei em obras com mais de 300 pessoas e um requisto muito importante dessa lei, é a contratação de 70% de mão de obra do município”, destacou.

 

Plano de Incentivo à Construção Civil 

O Plano de Incentivo à Construção Civil do Município de Caraguatatuba tem o objetivo de estimular a geração de emprego e renda, por meio da construção civil. A iniciativa envolve obras residenciais, comerciais, edificações horizontais e verticais com projetos arquitetônicos aprovados e não iniciados, além dos novos projetos a serem protocolados na Prefeitura de Caraguatatuba.

A proposta prevê uma série de incentivos e isenção tributária para empresas e pessoas físicas interessadas em construir na cidade, além de dar ênfase à contração de mão de obra local (70%).

Durante o período de um ano, a lei assegura as isenções do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), taxas e emolumentos. As obras beneficiadas pela legislação devem ser iniciadas em até quatro meses (120 dias). O Plano de Incentivo à Construção Civil não abrange empresas e empreendimentos poluentes ou com atividades que ofereçam risco de degradação ambiental.

A isenção de ISS e taxas será compensada pelo incremento direto na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e no aumento no retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o município, pelo aquecimento no volume de novas obras. O prazo de vigência da lei é de quatro meses, podendo ser prorrogado por mais 120 dias por decreto.  O projeto está disponível no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/.

 

Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prova da Guarda Mirim de Caraguatatuba é suspensa
Prova da Guarda Mirim de Caraguatatuba é adiada

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, informa que, em atendimento às recomendações do Ministério de Saúde e Educação e, com objetivo de prevenir a propagação do Coronavírus, está adiada por tempo indeterminado a aplicação da prova para o Processo Seletivo 2020 da Guarda Mirim. O adiamento se

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 17/03/2020
IR 2020: destine seu imposto a projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2020: destine seu imposto a projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Com apenas um clique você pode ajudar vários projetos e ações voltadas à criança e ao adolescente e sem pagar nada por isso! Através da Declaração do Imposto de Renda (IR), o contribuinte pode direcionar até 6% do valor declarado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 11/03/2020
Secretaria de Turismo recebe reunião do projeto “Interior Paulista para Chilenos”
Caraguatatuba recebe próxima reunião da Aprecesp

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), junto com a AWT Chile e a Sky Airline realizam na próxima terça-feira (10/03), na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, reunião sobre o projeto “Interior Paulista para Chilenos”. O encontro será das 10h até às 13h. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 04/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba realiza vistoria anual nos ônibus da Praiamar
Prefeitura de Caraguatatuba realiza vistoria anual nos ônibus da Praiamar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realiza até o próximo dia 4 de abril, a vistoria anual nos ônibus da Praiamar, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. Durante cinco sábados, contato a partir de 7 de março, a  equipe de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 09/03/2020
PAT de Caraguatatuba recebe currículos para área de limpeza do HR somente hoje (13/03)
PAT de Caraguatatuba tem novo horário de atendimento

A partir desta segunda-feira (09/03), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba terá um novo horário de atendimento, das 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. A mudança foi adotada para melhor atender a população e a demanda do local. As vagas do PAT são atualizadas diariamente por

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 06/03/2020