Pesquisar No Site
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher
Com 30 semanas de gestação e moradora do bairro Jardim Santa Rosa, região norte de Caraguatatuba, Tarcíla dos Santos, de 32 anos, acordou cedo e enfrentou a chuva para participar do encontro de gestantes promovido pelo Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), nessa segunda-feira (10/02), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Mulheres sentadas em cadeiras em um auditório. Elas prestam atenção em uma palestra (Foto: Divulgação/PMC)
Mamãe de primeira viagem, Tarcíla espera um menino. Além do nome da criança, a gestante também já escolheu que dará luz a Luís Guilherme (nome do bebê) por um parto normal.
Para ela, esse tipo de procedimento “tem uma recuperação melhor, mais fácil e rápida do que a cesárea”. Sobre o encontro, ela disse que “é muito importante você saber dos seus direitos”. “Faz qualquer mãe abrir os olhos”, ressaltou.
O encontro reuniu cerca de 20 mulheres, que debateram sobre licença maternidade e paternidade, adoção legal e discutiram as diretrizes da Lei 435/2019, que dispõe sobre partos por cesárea, um dos assuntos que mais chamaram a atenção das gestantes.
Stephanie Azevedo é advogada especialista em direitos da mulher. Ela é a terapeuta integrativa, Fabíola Alonso, foram as responsáveis por debater e explicar as diretrizes, o que a mulher deve ou não fazer para pedir a licença maternidade e discutiram sobre paternidade.
Para Fabíola, que trabalha com os direitos da mulher há quatro anos, “a gestação é uma fase muito complicada e a mãe precisa fazer escolhas conscientes, entender os riscos e saber os direitos que ela tem”. “Os debates e o contato com gestantes as ajudam a compreender que um parto normal, por exemplo, traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê”, ressaltou.
A advogada Stephanie Azevedo explicou que “a preocupação sobre parto por cesárea é tanta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a taxa ideal seria entre 10% e 15%”.
De acordo com a OMS não existem evidências de que fazer cesáreas em mulheres ou bebês que não necessitem dessa cirurgia traga benefícios. Por outro lado, quando realizadas por motivos médicos, as cesarianas podem reduzir a mortalidade e morbidade materna e perinatal.
A taxa de partos por cesárea no município também está alta, se comparado ao recomendado pela OMS. Segundo o Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, no ano passado, 70% dos partos realizados na maternidade foram por cesárea e apenas 30% representam os partos normais.
Outros tópicos importantes foram abordados no encontro, como os 120 dias de licença maternidade (quatro meses), que deve ser analisada com cuidado e atenção e a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre o salário maternidade. Um salário pago pela empresa baseado nos últimos seis meses de pagamento da gestante.
A proposta do encontro realizado pelo Pró-Mulher é realmente levar a informação à gestante para conscientização das escolhas feitas pela futura mãe, que podem por em risco não só a saúde, mas também o emocional da mãe e da criança.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e