Pesquisar No Site
Coleta Seletiva registra aumento de 90% durante alta temporada
Coleta Seletiva registra aumento de 90% durante alta temporada
O Programa da Coleta Seletiva da Prefeitura de Caraguatatuba registrou no período de fim de ano, de 15 de dezembro a 15 de janeiro, o recolhimento de 150 toneladas de material reciclável, gerando um crescimento de quase 90%.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na baixa temporada, este número cai para 80 toneladas por mês. No mesmo período também, a SMAAP recebeu cerca de 50 ligações de munícipes e veranistas para agendamentos, sugestões e solicitações.
“Este contato da população só reforça que a reciclagem está cada vez mais se tornando um hábito na rotina das pessoas”, destaca o chefe de Meio Ambiente da SMAAP, Reinaldo Gomes Dias dos Santos.

#PraCegoVer: caminhão da Coleta Seletiva pintado de azul está parado na rua, lotado de materiais; homem de uniforme azul está correndo ao lado. (Foto: Divulgação/PMC)
A Coleta Seletiva conta com dois caminhões que percorrem de Norte a Sul da cidade, passando nas residências conforme programação dos bairros. O cronograma está disponível no site da Prefeitura, no link: (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/).
É importante que a população descarte os recicláveis em horário próximo ao período da coleta, evitando deixar um dia antes. Se possível, lave bem e seque os materiais antes de disponibilizar. Assim, evitará atração de vetores (moscas, abelhas, etc).
Além do lixo orgânico, existem outros materiais que não devem ser descartados para Coleta Seletiva, como papel-carbono, etiqueta adesiva, fotografias, filtro de cigarros, papéis sanitários, copos de papel, cabos de panela, tomadas, grampos, esponjas de aço, canos, espelhos, cerâmicas, pilhas e baterias de celular. Alguns devem ser devolvidos aos fabricantes ou depositados em coletores específicos.
A separação do lixo orgânico e do reciclável ajuda a conservar o meio ambiente, melhora a qualidade de vida, reduz gastos para o município e gera emprego e renda, por meio das duas cooperativas de reciclagem, existentes na cidade.
Nos locais, os materiais são triados, gerando renda aos cooperados e voltando para o ciclo comercial como mercadoria.
Dúvidas, informações, agendamentos e reclamações podem ser obtidos pelo telefone (12) 3897-2530.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba vence Taubaté na Liga Metropolitana de Basquete
O basquete feminino de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória fora de casa ao superar Taubaté por 56 a 41, em duelo válido pela Liga Metropolitana de Basketball, último no domingo (12), no ginásio do Taubaté Country Club. Com atuação segura do início ao fim, a equipe contou com o protagonismo
Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 200 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência, no bairro Jardim Jaqueira, na quarta-feira (1º). Durante o almoço houve apresentação das crianças e adolescentes que fazem parte deste projeto, com a Banda New
Centro de Controle de Zoonozes fornece orientações sobre saúde pública e manejo de animais em Caraguatatuba
Mais de 20 agentes da Guarda Civil Municipal participaram de uma atividade de orientação promovida por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na manhã de sexta-feira (24). Foram fornecidas informações relacionadas à saúde pública, com foco em ocorrências que envolvem animais. Durante o encontro, os agentes do CCZ
Mais 28 estudantes têm oportunidades de estágio na Prefeitura de Caraguatatuba na próxima semana
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 28 aprovados de cinco cursos dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar (01/2025) para se apresentar nas próximas segunda, terça e quarta-feira (6, 7 e 8/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às
Secretaria de Serviços Públicos terá divisão dedicada à limpeza de praias e rios de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou a criação da Divisão de Limpeza de Praias e Rios, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de cuidado com os ambientes naturais do município. A iniciativa tem como foco não apenas a limpeza dessas áreas, mas