Pesquisar No Site
Semana da Pessoa com Deficiência encerra nesta quinta (5), com a palestra sobre Capacidade Civil, Direitos Humanos e Inclusão

Semana da Pessoa com Deficiência encerra nesta quinta (5), com a palestra sobre Capacidade Civil, Direitos Humanos e Inclusão
A Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência encerra nesta quinta-feira (5/12), com a palestra sobre “Capacidade Civil, Direitos Humanos e Inclusão da Pessoa com Deficiência”, às 14h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: dois palhaços vestidos de macacão e boina verde estão no palco de madeira do salão do Ciapi, enquanto plateia embaixo assiste sentados em cadeiras de plástico brancas; (Fotos: divulgação/PMC)
O assunto será abordado pelo advogado Pedro Pulzatto Peruzzo, Doutor em Direito pela USP e Consultor Geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB. O palestrante irá explicar sobre tutela, curatela e interdição da pessoa com deficiência.
A Semana iniciou na segunda (2) e já realizou palestra sobre isenção de veículos e apresentações circenses de rua “Se liga”, com a participação de pessoas com deficiência e idosos, onde a “Cia Dois Palito” interagiu com o público.
Também passou pelo Ciapi, apresentação do espetáculo “Alguém nos Louvre” de comicidade, acrobacias e palhaçaria, direcionado ao público com deficiência auditiva. Os alunos surdos da escola bilíngue Ricardo Luques Sammarco Serra também estavam presentes.

#PraCegoVer: o palestrante está em pé na frente do público vestindo camisa de gola preta e público sentado assiste palestra. Ao fundo um telão de apoio para palestra. (Fotos: divulgação/PMC)
A plateia interagiu com a companhia teatral e ao final todos puderam tirar fotos com os artistas. Os alunos surdos foram acompanhados das professoras intérpretes de LIBRAS e os artistas oralizaram uma mensagem ao público, com a interpretação em LIBRAS de uma professora do grupo.
Outra atração da Semana foi a palestra do especialista em Educação e Autismo, Guilherme Sousa Bastos, sobre “Intervenção Naturalista para TEA baseada em ABA: Uma visão tecnológica e abrangente”. O palestrante autista pode associar a ciência com sua experiência de vida.
A palestra que ocorreria na sexta-feira (6) aos estabelecimentos comerciais sobre abordagem inclusiva, foi cancelada.
A comemoração é alusiva ao dia 3 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a fim de sensibilizar a sociedade para a convivência com a diversidade e o respeito às diferenças.
O Ciapi fica na Avenida Jorge Burihan, nº 30, no bairro Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária). Mais informações no telefone (12) 3886-3050.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Passagem de Pedestres na Rodovia SP 55 é reinstalada no Pontal de Santamarina
A passagem de pedestres localizada na Avenida José Herculano (Rodovia SP-55), em frente ao Serramar Shopping, no Pontal de Santamarina, em Caraguatatuba, foi reinstalada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), em atendimento a uma solicitação do governo municipal, na terça-feira (24). O dispositivo, uma lombofaixa, combina as características de

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal reúne profissionais em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal na tarde de segunda-feira (30/6), no auditório da Secretaria de Educação. O evento trouxe qualificação técnica aos profissionais da rede pública municipal. O congresso reuniu mais de 100 profissionais, entre dentistas e auxiliares da área, com o objetivo de fortalecer

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

26º Festival do Camarão começa com programação diversificada
Começou oficialmente na quarta-feira (16), o 26ª Festival do Camarão em Caraguatatuba com direito a gastronomia típica, atrações culturais e musicais na Praça da Cultura, no Centro. A programação completa está disponível. O evento é realizado até dia 27 de julho, tem entrada gratuita e funciona diariamente das 12h às