Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação dos conselheiros tutelares eleitos

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação dos conselheiros tutelares eleitos
Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação dos conselheiros tutelares eleitos

A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza de 11 a 13 de dezembro a capacitação dos dez conselheiros tutelares eleitos no último pleito realizado no mês de outubro. A ação acontece no salão Monteiro Lobato, na sede da secretaria de educação.

#PraCegoVer: Em pé, Promotora dos Direitos Humanos e a da Infância e Juventude de Caraguatatuba, fala ao microfone. Ao fundo um telão onde é projetado conteúdo da capacitação. (Fotos: Divulgação /PMC)

De acordo com a presidente do CMDCA, Cintia Alves, a capacitação tem como objetivo apresentar e estreitar os vínculos dos conselheiros com toda a rede de proteção à criança e ao adolescente.

“A comunicação entre a rede deve acontecer com o menor ruído possível. Por isso, o CMDCA tem uma agenda de formação continuada para que o trabalho de todos, e principalmente do Conselho Tutelar, alcance cada vez mais excelência no município”, destaca.

Na parte da manhã desta quarta-feira (11), esteve presente o defensor público Rodrigo Calejon, que se apresentou oficialmente aos novos conselheiros e falou sobre a atuação da Defensoria no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em continuidade, a promotora dos Direitos Humanos e a da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra. Regiane Maria Heil Portes, explanou de maneira muito clara sobre os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que mais embasam as atividades cotidianas dos conselheiros tutelares, relacionadas às suas funções legais, suas atribuições.

“É muito importante que haja uma conexão entre a rede protetiva, que fiquem claras as atribuições e responsabilidades de todos os envolvidos. Além disso, focamos bastante em conduzir a atuação deles pautada no fortalecimento dos vínculos da criança e do adolescente com sua família de origem, pautados sempre na legislação, Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal”, disse.

#PraCegoVer: Em pé, Promotora dos Direitos Humanos e a da Infância e Juventude de Caraguatatuba, fala ao microfone para conselheiros tutelares e integrantes da rede de atendimento que estão sentados em carteiras escolares. (Fotos: Divulgação /PMC)

 

Com carga horária total de 24 horas, a capacitação abrangerá palestras, dinâmicas e contará com a participação de integrantes da rede de atendimento, atuantes nas atividades, que abordarão temas como: rede socioassistencial, atividades de rotina de acolhimento; visitas técnicas, estudos de caso, medidas protetiva, código de ética, rede PROTEGE, entre outros.

A posse dos 10 conselheiros tutelares eleitos está marcada para o dia 10 de janeiro de 2020 e acontecerá em todo território nacional. O mandato é valido para o período de 2020-2024.

Caraguatatuba dispõe de duas sedes do Conselho Tutelar, sendo uma na região central e outra na Zona Sul do município, inaugurada em dezembro de 2017 pelo prefeito Aguilar Junior.

 Serviço

Em todo o Brasil qualquer cidadão pode para registrar uma denúncia de violência através de três canais: Disque 100, aplicativo Proteja Brasil e Ouvidoria Online.

Disque 100: O usuário disca para o número 100, passa pelo atendimento eletrônico e, após selecionar a opção desejada, é encaminhado ao atendimento humano. O atendente registra a denúncia e fornece o número do protocolo.

Aplicativo Proteja Brasil: O usuário vai à loja de aplicativos do seu celular e faz o download, gratuitamente, do aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOs e Android. Rapidinho, respondendo um formulário simples, o usuário registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

Ouvidoria Online: O usuário preenche o formulário disponível em http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/ e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove palestra sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais nesta quinta-feira
Caraguatatuba promove palestra sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais nesta quinta-feira

Quem tiver interesse em fazer parte da corrente de solidariedade e contribuir com os projetos sociais de crianças e adolescentes de Caraguatatuba, pode participar nesta quinta-feira (21), às 15h, da palestra organizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encontro será realizado no Instituto Federal

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e retirada de resíduos estão em diversos bairros de Caraguatatuba

Praia das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos e Jardim Jaqueira são alguns dos bairros de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de entulhos estão essa semana nas ruas do Morro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 16/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024