Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Fehidro vão contratar estudo para controle de abertura da Lagoa Azul

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba e Fehidro vão contratar estudo para controle de abertura da Lagoa Azul
Prefeitura de Caraguatatuba e Fehidro vão contratar estudo para controle de abertura da Lagoa Azul

Estudar a melhor maneira para a abertura da barra da Lagoa Azul, na Praia do Capricórnio, na região norte de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior está sentado à uma c adeira e na mesa tem uma série de papeis onde ele assina um (Foto: Divulgação/PMC)

Este é o teor do contrato assinado na quarta-feira (18/12) pelo prefeito Aguilar Junior com o Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro). O recurso de R$ 485.146,97 permitirá a contratação de empresa especializada para elaboração do projeto.

De acordo com Ronaldo Cherbele, diretor de Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o projeto consiste na realização de levantamento de dados topográficos, planialtimétricos cadastrais, topobatimétricos, de dinâmica hidrológica e costeira e na execução de monitoramento contínuo do nível d’água da Lagoa por meio da instalação de sensor de nível d’água.

“Esses estudos e sensor são necessários para compreender o ecossistema local, incluindo os parâmetros de qualidade da água e do material do fundo da Lagoa, além de permitir que seja determinado o momento mais apropriado para a realização da abertura artificial da barra da Lagoa”, explica Cherbele.

O objetivo da prefeitura é reduzir ao mínimo necessário a quantidade de intervenções na barra da Lagoa, para que os impactos ao meio ambiente relacionados a esta atividade tenham o menor efeito possível ao ecossistema, evitando enchentes e alagamentos dos bairros próximos e garantindo mais segurança aos moradores da região e a preservação ambiental.

Atualmente, a abertura é feita em condições emergenciais, quando a Defesa Civil emite alerta de chuva forte ou começa a chover muito na região e há risco de alagamentos dos bairros da vizinhança.

Para o prefeito Aguilar Junior, a assinatura desse convênio é de extrema importância para o município. “Envolve toda a questão ambiental, a balneabilidade das praias e a comunidade”.

O projeto já havia sido aprovado junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH/LN) e 95% dos recursos serão via financiamento do Fehidro e 5% de contrapartida do município.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, o 2º Fórum de Educação Étnico-Racial do Litoral Norte de São Paulo. O encontro reuniu profissionais das redes de ensino de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba para discutir práticas e políticas voltadas à equidade, diversidade e educação antirracista. Realizado pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 5 - Igualdade de gênero ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 09/09/2026
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”

Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) integra a 20ª Primavera dos Museus com o tema “Museus para todas as pessoas”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reúne instituições museais e culturais de diferentes regiões do país

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/09/2026
WhatsApp Image 2026-09-08 at 10.53.55
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (11/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.   A lista foi publicada na Edição 1.968

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 08/09/2026
Palhaça Bizuka ministra Vivência de Interpretação e Comicidade neste sábado no Auditório Maristela de Oliveira
Palhaça Bizuka ministra Vivência de Interpretação e Comicidade neste sábado no Auditório Maristela de Oliveira

A palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis, ministra neste sábado (5/9), das 9h às 12h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina prática “Vivência de Interpretação e Comicidade”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/mwecr5c2. A oficina propõe uma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/08/2026
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses

Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/08/2026