Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

Publicado em: 02/12/2019
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim
Caraguatatuba realiza mais de 200 testes rápidos de HIV e sífilis em ação na UBS Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no sábado (30) o início da Campanha “Fique Sabendo”, ementado ao “Dezembro Vermelho”. A ação da campanha, que se estende até o dia 7 de dezembro, foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Perequê Mirim – José Maurício Borges.

#PraCegoVer: Dois testes rápidos em cima de uma mesa. São dois aparelhos básicos de cor branca Um deles é para HIV e outro sífilis (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades foram disponibilizadas pela equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e voluntários. Foram realizados 240 testes rápidos de HIV e sífilis, por dois enfermeiros e um biomédico, além de palestras e distribuição de preservativos.

A preocupação com as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e Aids é tão grande, que a médica coordenadora e infectologista da UAMI, Caroline Acquaro, disse que “tem muita gente convivendo com as IST’s ou com a Aids sem saber que possui”.

Os testes rápidos são importantes para auxiliar no diagnóstico precoce. “Se você descobre antes, com o tratamento adequado você continua com o vírus, mas nunca vai terá Aids, ou seja, a doença”, ressaltou a médica.

Casada há 42 anos, Dalgisa Gomes Alves, de 59 anos, nunca tinha realizado o teste rápido de HIV e sífilis. “Nunca vi a necessidade e, também, não tinha tempo”, ressaltou.

#PraCegoVer: Em cima de uma mesa, mão de enfermeira segura dedo de paciente. O paciente faz o teste rápido de HIV e sífilis (Foto: Divulgação PMC)

A rapidez do teste e da entrega do resultado chamou a atenção da autônoma, que trabalha ao lado da UBS. “Foi muito rápido, não doeu e achei que a iniciativa é ótima, principalmente para os jovens”. Dalgisa está com a consciência tranquila e sem dúvidas. “Hoje eu tenho certeza que não tenha nada”, acrescentou.

A infectologista pontuou que os casos de HIV e sífilis tiveram um aumento considerável na população jovem, com faixa etária de 15 a 25 anos.

Qual é a melhor maneira de se prevenir?

Embora existam outros métodos, a melhor maneira de prevenção é o uso de preservativo, masculino e feminino.

A rejeição ao uso de preservativo não se classifica por gênero, e sim por faixa etária, onde jovens se mostram muito mais resistentes ao uso. E essa resistência se dá a falta de informação, tanto ao uso do preservativo quanto as doenças que a pessoa pode adquirir.

A coordenadora da UAMI desabafa: “a gente não precisaria estar passando por essa situação se as pessoas tivessem o cuidado de desse proteger, mas a gente sabe que é muito difícil convencer o jovem a usar um preservativo”.

Programação da Campanha “Fique Sabendo”

A campanha começa a partir desta segunda-feira (2) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As ações, que seguem até o dia 6, contam com palestras e orientações sobre IST´s, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O encerramento da campanha será realizado no dia 7 de dezembro (sábado), na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no centro de Caraguatatuba. A equipe da UAMI disponibilizará testes rápidos de HIV e Sífilis, além de orientações sobre as infecções, com abordagens dinâmicas.

Confira aqui a programação de sua Unidade Básica de Saúde de referência e participe.

Carregando Álbum de Fotos

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário
Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário

Nesta terça-feira (11), uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião marcou as comemorações pelo Dia da Marinha. A data é uma alusão à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marco na história militar brasileira, que consolidou a superioridade naval do

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/06/2025
Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/06/2025
Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores
Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores

A campanha de vacinação contra brucelose será retomada em junho, em Caraguatatuba, com foco nos rebanhos bovinos de pequenos produtores. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e tem como objetivo fortalecer a produção familiar, garantir a saúde animal e reduzir os impactos econômicos provocados

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/05/2025
Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam
Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba

A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/05/2025
Fundação CASA de Caraguatatuba recebe equipe da Secretaria de Assistência Social para alinhamento de serviços
Fundação CASA de Caraguatatuba recebe equipe da Secretaria de Assistência Social para alinhamento de serviços

Para fortalecer o atendimento e ações integradas com a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Caraguatatuba, foi realizada uma visita técnica das equipes de Assistência Social do município na última quinta-feira (29). Durante o encontro, os representantes da pasta participaram de uma apresentação institucional e discutiram o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025