Pesquisar No Site

Caraguatatuba inicia tratativas para sua inclusão na Rota da Liberdade

Publicado em: 11/12/2019
Destaques
Caraguatatuba inicia tratativas para sua inclusão na Rota da Liberdade
Caraguatatuba inicia tratativas para sua inclusão na Rota da Liberdade

A história do negro, seus costumes e herança em Caraguatatuba devem ser incluídos no Circuito Turístico Rota da Liberdade a partir de fevereiro de 2020. O projeto foi apresentado nesta semana junto à Secretaria de Turismo e já em janeiro o roteiro deve ser elaborado pelos órgãos ligados ao turismo e cultura da Prefeitura de Caraguatatuba e entidades de classe.

#PraCegoVer: Cartaz com fundo preto e vermelho, escrito em inglês Route of Freedom Brazil, menciona a Unesco. (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo é promover opções de passeios para mostrar a influência da cultura africana no Estado de São Paulo. “É o dever de Memória da Diáspora Africana no Brasil – nome que se dá ao fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além do continente africano devido à imigração forçada, por fins escravagistas mercantis que penduraram da Idade Moderna ao final do século XIX”, resume Solange Cristina Virginio Barbosa, criadora e CEO da Rota da Liberdade que esteve com o secretário de Turismo Rodrigo Tavano.

A Rota foi lançada em 2006 pela Secretaria de Estado do Turismo. Em 2009 ganhou o prêmio da National Geographic/Changemakers da Ashoka como um dos 10 Melhores Projetos de Geoturismo do Mundo. O Geoturismo é o turismo que mantém ou aprimora a geografia de um lugar. O destino brasileiro foi eleito entre 611 candidatos de 81 países.

Atualmente, a Rota da Liberdade é desenvolvida em 20 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Para Caraguatatuba, Rodrigo Tavano explica que a ideia e formatar roteiros como turismo cultural, liberdade religiosa e encontro caipira, tendo como referência a Festa de Iemanjá, manifestações culturais com grupos de Moçambique, capoeira, Samba de Roda, Dia da Consciência Negra, entre outros.

“Esse é um roteiro muito importante para a participação de Caraguatatuba porque é levado para todas as feiras nacionais e internacionais, dando oportunidade para os turistas conheceram a nossa cidade”, disse o secretário Tavano.

Solange Barbosa reforçou que fazer parte da Rota significa estar nas melhores prateleiras de Turismo no Brasil e fora dele, sendo ele o primeiro projeto de turismo chancelado pela Unesco através de seu programa mundial rota do escravo. “Os roteiros ainda servem para o desenvolvimento turístico das comunidades tradicionais, gerando trabalho e renda para elas”.

 

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

10ª edição do Circuito Mares agita Praia da Cocanha com mais 8 mil pessoas presentes
10ª edição do Circuito Mares agita Praia da Cocanha com mais 8 mil pessoas presentes

A 10ª edição do Circuito Mares movimentou a praia da Cocanha neste último fim de semana, reunindo mais de 2,9 mil atletas e contando com um público total de 8 mil pessoas na tradicional Arena Mares. Considerado o maior circuito de Águas Abertas e Aquathlon do Brasil, o evento foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios
Circuito Mirim de Natação é suspenso devido a chuvas e interdição na serra antiga da Tamoios

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que o Circuito Mirim de Natação está cancelado neste sábado (9) pela Federação Aquática Paulista, devido a interdição temporária da serra antiga da Tamoios em função das chuvas. A medida foi adotada por conta da dificuldade dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024