Pesquisar No Site
Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba

Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba
Cada vez mais Caraguatatuba busca soluções para a coleta pública do lixo e estratégias para a gestão de resíduos. Uma das ações mais importantes de cuidado com o meio ambiente é a Coleta Seletiva, que em dois anos de funcionamento ativo, já reaproveitou 1.680 mil toneladas de material.

Mais de 1,6 mil toneladas de material reciclável já foram recolhidos pela Coleta Seletiva em Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)
O trabalho da Coleta consiste no recolhimento de material pelo caminhão devidamente identificado, que passa nos bairros, de acordo com uma programação diária.
Atualmente, a Coleta Seletiva atende 1.540 logradouros, cerca de 90% do município, contando com a participação de 7,5 mil habitantes que realizam a reciclagem dos materiais em suas casas.
Para facilitar o trabalho dos coletores, evite deixar os materiais recicláveis em saco iguais ao da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão, principalmente no horário próximo ao da coleta. Para garantir uma boa qualidade do produto, lave bem e seque antes de descartar, assim o munícipe evitará atração de insetos.
A Coleta Seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas. A separação do lixo orgânico e do reciclável, além da redução de gastos para o município, gera emprego, por meio das cooperativas de reciclagem.
Caraguatatuba possui duas cooperativas, situadas nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Nos locais, os materiais são triados, gerando renda aos cooperados e voltando para o ciclo comercial como mercadoria.
Quer quiser saber mais sobre como separar o lixo e a programação da coleta, acesse: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/. Dúvidas, informações e reclamações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2530.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse