Pesquisar No Site
IV Mostra de Robótica de Caraguatatuba atraiu mais de 12 mil pessoas

IV Mostra de Robótica de Caraguatatuba atraiu mais de 12 mil pessoas
A equipe da EMEF Prof.º Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D´Alva, foi a campeã da batalha de robô sumo realizada durante a IV Mostra de Robótica da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Imagem de uma menina de cabelos claros, usando óculos azuis. Ela está controlando um robô que tem uma garra e segura um bloco de montar na cor amarela. (Fotos: Divulgação /PMC)
Com o robô “Will Shelby” a equipe da unidade escolar conquistou o primeiro lugar numa emocionante disputa de 5 rounds entre duas máquinas que batalham dentro de um ringue. Recentemente os alunos da escola Avelar participaram do CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento), promovido pela UNITAU (Universidade de Taubaté). Na ocasião eles apresentaram quatro projetos, sendo um deles o projeto Robótica na Educação: Robô Sumô’, sob a orientação do professor Severo Henrique Ortiz.
A EMEFEBS Prof.º Ricardo Luques Sammarco Serra obteve o segundo lugar com o robô “Brasileirinho” e a EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira ficou em terceiro lugar com o robô “Killer”.
A IV Mostra de Robótica faz parte do projeto Robótica na Escola que é realizado desde 2016 pelo setor de Informática Educativa da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Imagem de dois alunos sentados, um menino e uma menina. Ambos vestem uniforme do projeto de robótica, sendo uma camiseta da cor preta. O menino está programando num laptop e a menina segura o robô que está em teste. (Fotos: Divulgação/PMC)
Com o tema “Máquinas”, a mostra contou com a exposição de 17 trabalhos, produzidos por 52 alunos entre 12 a 17 anos, das 16 escolas participantes, 12 da rede municipal, três particulares e o Instituto Federal de Caraguatatuba.
A robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que encontre desafios e as devidas soluções. Sem contar que enaltece o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões.
A secretária de educação, Márcia Paiva, comenta o sucesso do evento e parabeniza toda a equipe envolvida no projeto, desde as aulas no dia a dia, aos profissionais que se dedicaram para a realização da mostra.
A organização do Serramar Shopping, parceiro do evento, estima que aproximadamente 12 mil pessoas passaram pelo local.
Confira abaixo os cliques da IV Mostra de Robótica.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado