Pesquisar No Site
Centro de Referência da Mulher promove consulta coletiva com nutricionista

Centro de Referência da Mulher promove consulta coletiva com nutricionista
Cerca de 20 mulheres participaram de uma consulta coletiva no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), realizada na última quinta-feira (7), com a nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich. A consulta foi semelhante a uma palestra. Nela, as pacientes conseguiram tirar dúvidas e debater assuntos sobre alimentação saudável.

#PraCegoVer: Nutricionista segura um prato com réplica de alimentos. Ela faz uma demonstração de prato saudável. Ao lado dela está uma paciente que presta atenção nas dicas e nas orientações da nutricionista (Foto: Divulgação/PMC)
Celina Medalha, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, contou que todas as mulheres foram encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Pró-Mulher. “Todas elas já passaram ou passam pelo nutricionista”, ressaltou. Além disso, a coordenadora pontuou que “é muito difícil fazer esse tipo de trabalho de nutrição, mas vale a pena todo o esforço da equipe”.
Um dos pontos tratados foi que a gordura e o açúcar estão cada vez mais presentes em produtos processados e industrializados. O que deixa os especialistas em obesidade ainda mais em alerta e preocupados.
Especialistas acreditam que a projeção da obesidade mundial para 2025 seja de 2,3 milhões de adultos com sobrepeso, 700 milhões de adultos com obesidade e 75 milhões de crianças com excesso de peso. “É importante que exista um cuidado para que no futuro não tenhamos nenhum problema”, contou Lilian Gleicy.
A nutricionista expôs às pacientes dados alarmantes para que se tenha uma dimensão do que é ingerido, sem que se perceba. Estima-se que dois gramas de suco instantâneo, em pó, possuem 29 gramas de açúcar.
Outro assunto muito discutido na consulta coletiva foi o perigo de aderir às famosas dietas da moda e que o segredo para eliminar peso é a reeducação alimentar com o auxílio da prática de atividade física e uma boa hidratação.
A nutricionista orientou que para saber a quantidade necessária de água que se deve ingerir basta multiplicar o peso vezes 30 ml (de água). Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 kg precisaria ingerir 2,4 litros de água/dia para o auxílio na perca de peso.
Lilian Gleicy fez comparativos de alimentos saudáveis e gordurosos e elaborou pratos saudáveis com a ajuda das próprias pacientes. Na demonstração, ela apontou que não é quantidade e sim qualidade dos alimentos, que podem ser divididos em quatro classificações: in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

#PraCegoVer: Nutricionista em pé em uma sala fechada. Ela está com as pacientes da consulta coletiva, dentro do Centro de Referência da Mulher (Foto: Divulgação/PMC)
Essas classificações foram criadas pelo Ministério da Saúde, e estão dispostas no folheto: “Os Dez Passos para Uma Alimentação Saudável”, elaborado pelos nutricionistas Artur Metta Oliveira e Lilian Glecy Ehrlich. Que serão distribuídos pelas UBS do município.
Cícera Rodrigues Mira de Melo, de 40 anos, que estava na consulta, disse que é a primeira vez que ela tem contato com uma nutricionista. “Acho que a gente tem receio de que o nutricionista vai tirar tudo da nossa alimentação”, contou.
A paciente afirmou que irá tentar seguir o que aprendeu com Lilian e mudar seus hábitos. “É muito difícil, porque eu tenho três filhos e todos comem pizza quase todo o final de semana e, às vezes, pedimos dez de uma vez só, e quando aparecem outros amigos e familiares e ainda pior”, ressaltou.
Para um bom resultado, mudar seus hábitos e seguir as orientações dos profissionais de saúde, que estão capacitados para de bons hábitos alimentares, é indispensável. “Muitos pacientes ficam com medo de ir a um nutricionista por acharem que iremos proibir o consumo de todos os alimentos”, contou Lilian.
“A Secretaria de Esportes e Recreação oferece ao munícipe várias atividades que possibilitam a praticar de exercícios, que podem acelerar o processo de um emagrecimento saudável”, disse.
Duas consultas coletivas estão previstas para acontecer nos dias 05 e 13 de dezembro, às 14h. As mulheres interessadas em participar precisam comparecer no Pró-Mulher no dia e no horário da consulta.
Serviço – O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado Av. Dr. Arthur da Costa Filho, nº 2.138 – Sumaré, Caraguatatuba – SP, telefone (12) 3897-3500.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove palestras sobre violência contra a mulher em escolas estaduais durante ‘Agosto Lilás’
Promovida pelo Centro de Referência na Saúde da Mulher, duas escolas estaduais no município recebem palestras educativas nos dias 18 e 21 de agosto, como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que marca a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As ações são voltadas ao público adolescente e

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

XTERRA chega a Caraguatatuba com provas radicais entre praias e trilhas no fim de semana
Caraguatatuba se prepara para receber no próximo fim de semana, a 4ª edição consecutiva do XTERRA, o maior circuito off-road do mundo. A etapa promete transformar a cidade no ponto de encontro de atletas profissionais e amadores que buscam desafios, adrenalina e contato direto com a natureza. O palco das

Autora do livro ‘O Caiçarinha’ participa da Quarta Literária na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza no dia 20 de agosto, às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária com a escritora Beatriz Vaz. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Atuante há mais

Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas