Pesquisar No Site

Alunos de escola municipal de Caraguatatuba aprendem noções de empreendedorismo com empresários locais

Publicado em: 29/11/2019
Alunos de escola municipal de Caraguatatuba aprendem noções de empreendedorismo com empresários locais
Alunos de escola municipal de Caraguatatuba aprendem noções de empreendedorismo com empresários locais

Os alunos do 5º ano A da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Bairro do Indaiá, tiveram uma aula sobre empreendedorismo com dois empresários de Caraguatatuba na última quinta-feira (27/11).

#PraCegoVer: Alunos do 5º ano A da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues durante aula de empreendedorismo com empresários de Caraguatatuba (Foto: Arquivo/PMC)

A atividade integra o projeto “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”, desenvolvido em parceira pelo Sebrae/SP e a Secretaria Educação, e foi alusiva à Semana Global de Empreendedorismo, celebrada de 18 a 24 de novembro.

Os empresários Daniel Carlota, da E-Brasil Estúdio e Escola de Música, e Ana Paula Cardoso, Dona Ana Joana Biscoitos, contaram um pouco de suas trajetórias como empreendedores no município.

A atividade com os alunos também foi acompanhada pela diretora da escola, Leila de Souza Domiciano Oliveira, professora da turma Maria Benedita de Fátima Fonseca e pela agente de desenvolvimento do Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba, Alessandra Oliveira.  A equipe do Sebrae/SP fez visitas técnicas aos comércios do Centro no período da tarde.

Os dois empresários se capacitaram no Seminário Empretec entre os meses de agosto e setembro. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, adquiriu o curso de 60 horas do Sebrae/SP. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida em cerca de 40 países, voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.  No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae desde 1993.

O objetivo do projeto “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” é proporcionar o desenvolvimento de habilidades e comportamento empreendedor nas crianças.

O Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo) fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3882-3854 ou e-mail sebraeaqui@caraguatatuba.sp.gov.br.

A Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira. Em 2019 a semana foi realizada entre os dias 18 a 24 de novembro

Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10.000 atividades – o que faz da semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

A Semana Global do Empreendedorismo é organizada por um Conselho de nove instituições do ecossistema empreendedor: Sebrae, Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement. Elas são responsáveis por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para promover e ofertar na semana o maior número eventos que permita capacitar, inspirar e conectar de pessoas de todo o Brasil.

Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Graduandos da Universidade Belas Artes ministram oficina “Arte no Cinema” nesta sexta-feira em Caraguatatuba
Graduandos da Universidade Belas Artes ministram oficina “Arte no Cinema” nesta sexta-feira em Caraguatatuba

O Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe nesta sexta-feira (10/4), das 14h às 18h, a oficina “Arte no Cinema”, uma imersão fotográfica e audiovisual da teoria à prática. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/ys6nv6a2. A atividade é uma iniciativa da Café Cosmos

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2026
Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade 2026 começam nesta quinta-feira
Corrida de Aniversário da Cidade 2026: entrega de kits começa neste sábado

Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 17/04/2026
WhatsApp Image 2026-03-31 at 13.24.05
Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica à Sabesp para aprimorar serviços de saneamento em Caraguatatuba

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última semana, uma visita técnica à Sabesp – Gerência Litoral Norte e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo. A iniciativa teve como foco fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as ações conjuntas voltadas à melhoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Judô de Caraguatatuba conquista títulos no Torneio Jarbas Dias Ferreira em São José dos Campos
Judô de Caraguatatuba conquista títulos no Torneio Jarbas Dias Ferreira em São José dos Campos

A equipe de judô de Caraguatatuba esteve no último domingo (29), em São José dos Campos, para a disputa do 28º Torneio Jarbas Dias Ferreira, realizado no ginásio Professor Nei Rodrigues, o “Teatrão”. O evento, promovido pela Federação Paulista de Judô, reuniu 260 atletas federados, além de mais de 300

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/03/2026
Alteração nas linhas do transporte público para atendimento ao Show do Grupo Exaltasamba
Alteração nas linhas do transporte público para atendimento ao Show do Grupo Exaltasamba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que haverá operação especial no transporte coletivo municipal para atendimento ao público que participará do Show do Grupo Exaltasamba, que será realizado na segunda-feira (20), às 22h, no Complexo Camaroeiro. A operação especial terá início a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 17/04/2026