Pesquisar No Site

Servidores municipais de Caraguatatuba têm palestra sobre desenvolvimento humano com ex-goleiro Ricardo Berna

Servidores municipais de Caraguatatuba têm palestra sobre desenvolvimento humano com ex-goleiro Ricardo Berna
Servidores municipais de Caraguatatuba têm palestra sobre desenvolvimento humano com ex-goleiro Ricardo Berna

Funcionários públicos de diversas secretarias assistiram à palestra “A maneira mais simples e eficaz de melhorar relacionamentos”, com o ex-goleiro Ricardo Berna, realizada na quarta-feira (23), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira. O tema também envolveu a importância da ordenação de valores no desenvolvimento humano.

#PraCegoVer: O coach e especialista em desenvolvimento humano, Ricardo Berna, fala sobre a importância de se ter valores e propósitos na vida (Foto: Divulgação/PMC)

O evento está inserido na programação do Mês do Servidor da Prefeitura de Caraguatatuba, idealizada pela Secretaria de Administração, por meio do Departamento de RH e da Escola de Governo. O Decreto-Lei nº 5.936, de 28 de outubro de 1943, do então presidente Getúlio Vargas, consagrou ao servidor público o dia 28 de outubro.

Berna falou sobre o conceito de ordenação de valores, adquirido em um curso de Coaching, com ênfase na empatia e nos relacionamentos interpessoais. “Em 1º lugar, vem Deus; 2º lugar, minha família; 3º lugar, meu trabalho; 4º lugar, a igreja; e 5º lugar, meus amigos. Em que ordem eu comunicava esses valores? Falando deles, pensado neles ou como agia em relação a eles?”, autoquestionou.

“Os meus valores estavam nessa ordem quando fiz esse exercício: em 1º lugar, vinha o trabalho; em 2º lugar, os amigos, porque eu tinha uma crença de que o networking era importante para fechar bons contratos no futebol; em 3º lugar, a família; em 4º lugar, a Igreja e, Deus aparecia depois da Igreja nesta lista. Olha que loucura!”, refletiu.

“Quando entendi isso, falei: Como vou organizar isso? Porque eu era rico e famoso, tinha uma cobertura na Barra da Tijuca, pai e mãe vivos, esposa e filhos. Estava aonde qualquer jogador do Brasil ou do mundo queria chegar, mas eu não era feliz”, recordou.

“Percebi que se meus valores não estiverem organizados com os meus propósitos, eu posso conquistar o que for e ter o quanto for, mas se eu não buscar entender qual é a minha essência, quais são os meus propósitos?, é possível que eu passe a vida inteira na amargura e na tristeza”, advertiu.

Palestrante

O goleiro Ricardo Berna foi bicampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil pelo Fluminense. Ele deixou os gramados em 2018, aos 39 anos de idade. O goleiro jogou no Guarani, América-MG, São José-SP, Fluminense e Fortaleza. Após a aposentadoria, Berna se dedica à área de desenvolvimento humano, atuando como coach para jogadores de futebol.

Informações

As informações sobre as atividades do Mês do Servidor podem ser obtidas no site https://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br ou na Escola de Governo pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668,  WhatsApp (12) 99775-2420 ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br. A Escola de Governo está localizada na Avenida Goiás, 615, no Indaiá.

Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024