Pesquisar No Site

Servidores de Caraguatatuba participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Publicado em: 10/10/2019
Servidores de Caraguatatuba participam de palestra sobre prevenção ao suicídio
Servidores de Caraguatatuba participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Como parte da formação continuada aos servidores públicos municipais, foi realizada nesta quinta-feira (10/10), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, uma palestra sobre prevenção ao suicídio.

O palestrante Elton Alves Ribeiro de Carvalho Júnior, mais conhecido como Dr. Elton, é médico, cirurgião geral e reside em São José dos Campos. Já trabalhou em viagens missionárias para regiões do Brasil e em países como Haiti, Senegal, Portugal e Líbano, onde atuou como médico voluntário.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone. Ao fundo, servidores públicos sentados em carteiras escolares. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Durante o evento, o palestrante apresentou dados estatísticos sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Os presentes também puderam aprender sobre como identificar sinais de que uma pessoa precisa de ajuda, o que fazer quando perceber estes sinais e também para onde encaminhar as pessoas que os apresentem.

Considerada um dos graves problemas de saúde pública, a depressão atinge grande parte da população e é um dos motivos principais para o suicídio. O combate à depressão e, por consequência, ao suicídio, requer grande cautela por parte das redes de atenção dos órgãos de saúde e também das entidades de apoio psicossocial.

O objetivo da palestra é disseminar conhecimento sobre a temática, diminuindo o tabu e tornando as pessoas mais atentas, humanizando e transformando o ambiente de trabalho.

Para Sandra de Paula, servidora pública municipal há 16 anos, a capacitação dos servidores cria uma rede de proteção do bem. “Todos estamos sujeitos a passar por dificuldades pessoais e emocionais. Quanto mais a gente colocar em prática do ato de ouvir e ajudar o outro, melhor será o ambiente de trabalho”, disse.

Em Caraguatatuba, o atendimento às pessoas que necessitam de acompanhamento profissional inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e depois são transferidos para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Atualmente são duas unidades do CAPS no município, uma na região central e outra no bairro Sumaré. Está prevista, até o final deste mês de outubro, a inauguração de uma unidade do CAPS, desta vez no bairro do Perequê-Mirim. Será uma unidade CAPS-AD (Álcool e Drogas).

O local receberá espaço para consultas médicas, centro de convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Também estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.

Foram investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas apresenta show musical com Legião Urbana Cover e comédia “Embrulha pra Viagem” nesta semana
Teatro Mario Covas apresenta show musical com Legião Urbana Cover e comédia “Embrulha pra Viagem” nesta semana

A programação de maio do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, segue nesta semana com show musical e comédia, indicados para toda a família. No sábado (16), às 20h, o público está convidado a prestigiar a apresentação do Legião Urbana Cover do Brasil. Já no domingo (17), às 19h30, os humoristas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/05/2026
WhatsApp Image 2026-05-04 at 10.00.10
Caraguatatuba intensifica fiscalização ambiental e autua infratores

A fiscalização ambiental segue atuando de forma contínua em Caraguatatuba para coibir irregularidades e garantir a preservação dos recursos naturais em todo o município. Na segunda quinzena de abril, as ações resultaram em 26 atendimentos ambientais, com a emissão de oito notificações e cinco autuações por infrações contra o meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 04/05/2026
1000546219
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/05/2026
Fundacc realiza workshop de credenciamento cultural nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
Fundacc realiza workshop de credenciamento cultural nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (20/5), às 18h30, uma capacitação voltada a interessados em efetuar o credenciamento para compor a programação cultural promovida ao longo do ano no município. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser efetuada através do link https://tinyurl.com/4zbthnxn. O workshop

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/05/2026
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificaram o patrulhamento no bairro Tinga, na manhã de quinta-feira (21), após denúncias recebidas pelo telefone 153 informando sobre o frequente abastecimento de drogas realizado por um homem em uma motocicleta de alta cilindrada. Durante as diligências, os agentes conseguiram localizar e

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 22/05/2026