Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação

Paratletas de Caraguatatuba emocionam alunos de escola estadual com histórias de superação
Nove atletas com deficiência de Caraguatatuba levaram uma lição de superação e sensibilização para 190 alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correia da Costa, no bairro Tinga, na última terça-feira (22/10).
Por meio de palestra, os atletas do departamento de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba contaram suas histórias de vida e como o esporte permitiu um novo caminho na vida de cada um.

#PraCegoVer: aluno se prepara para arremessar disco; atleta está ao lado explicando movimento; (Foto: Arquivo PMC)
A paratleta de atletismo, Amanda Barros acredita que com essa experiência, os alunos aprenderam muito sobre vida e incentivo. “Contar sobre nossos acontecimentos, mostrar que tudo na vida pode ser mudado com nossa força de vontade e ver os alunos emocionados, é ter a certeza que estamos no caminho certo. E que tudo que alcançamos até aqui, nos dá mais estímulo para chegar ao topo”, relatou a atleta.
A palestra é uma iniciativa da escola por meio da professora Ana Paula Broggio, com o projeto “Sentir na Pele”. A ideia é mostrar que qualquer deficiência, seja ela adquirida ou congênita, pode sim ser superada.
“Quis passar para eles, o outro lado, com outra visão. Um olhar mais positivo de quem já passou por diversos obstáculos e tem uma vida normal como qualquer pessoa”, contou a professora.

#PraCegoVer: aluna arremessa bastão, enquanto três atletas estão ao lado observando. Ao redor há vários alunos praticando atividades; (Foto: Arquivo PMC)
Já para o aluno Caio Lima, de 16 anos, é uma rotina da escola ter ações inclusivas com atividades adaptadas e palestras sobre o assunto. “O dia de hoje foi um momento novo. Ouvir experiências de pessoas com deficiência nos motivou para buscar sempre o melhor e acabar de vez com preconceitos. Torço por um mundo mais inclusivo e com mais histórias lindas como as de hoje”, disse.
Ao final da palestra, alunos e atletas puderam vivenciar com equipamentos esportivos algumas modalidades na prática. As atividades foram supervisionadas pelos professores de natação e atletismo, Thiago Intrieri e Rodrigo Brandt, respectivamente.
A ação contou com a participação dos atletas: Ellen Cristina Braga, Álvaro Trindade Sobrinho, Amanda Barros, Regina Vieira, Tiago dos Santos, Diogo Brandão, Nicolas França, Adalberto Romano Junior e Cristiane Siqueira, além de membros da equipe técnica, Marcio Prado, Joyce Ferraioli e Natalia Camargo.
Modalidades – Por meio do setor de esportes adaptados é oferecido treinamento de diversos níveis, desde iniciação até de alto rendimento. São oferecidas as seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.
Para participar, basta procurar a Secretaria de Esportes e Recreação na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia – dentro do Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, telefone: 3885-2200.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Os atletas de Caraguatatuba continuam com um excelente desempenho no cenário estadual do BMX. No último domingo (8), atletas da cidade participaram da 4ª etapa do Campeonato Paulista da modalidade, realizada em Jarinu, no interior do Estado, e conquistaram importantes resultados. O evento reuniu mais de 400 pilotos de diversas

Mesa redonda debate desinstitucionalização no mês da Luta Antimanicomial
No dia 30 de maio, às 13h, Caraguatatuba promove uma mesa redonda com o tema “A luta pela desinstitucionalização: desafios e avanços”. O evento será realizado na Secretaria de Educação, no bairro Indaiá, e faz parte das ações do mês da Luta Antimanicomial, cuja data nacional é celebrada em 18

Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos
A administração municipal de Caraguatatuba firmou uma parceria com a Escola Técnica Estadual (Etec) para oferecer gratuitamente os cursos Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. São 20 vagas para cada curso com duração de pouco mais de 30 dias. As vagas fazem parte do programa ‘QB FIC’ (programa de

Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba
Empresas com mais de 100 colaboradores em Caraguatatuba podem acionar a Secretaria Municipal de Saúde, para agendar a regularização da carteira de vacinação a seus funcionários no local do trabalho. Basta entrar em contato pelo e-mail por meio da Vigilância Epidemiológica, ve.saude@caraguatatuba.sp.gov.br para agendar as ações de vacinação. A medida

Dia Mundial do Meio Ambiente traz reflexão e mobiliza ações em Caraguatatuba
Comemorado desde 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente busca colocar em debate a urgência de repensar as relações entre ser humano e natureza. Ao longo das décadas, a data acompanhou a evolução dos desafios ambientais, desde a discussão inicial sobre poluição