Pesquisar No Site
Mostra de Robótica traz batalha de robô sumô neste sábado em Caraguatatuba
Mostra de Robótica traz batalha de robô sumô neste sábado em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará no próximo sábado, dia 2 de novembro, a IV Mostra de Robótica – “Máquinas”. O evento acontecerá das 14 às 18h no Serramar Shopping.

#PraCegoVer: Arte da Mostra de Robótica 2019. (Imagem: Divulgação/PMC)
Com o tema “Máquinas”, a mostra contará com a exposição de 17 trabalhos, produzidos por 52 alunos entre 12 a 17 anos. Nesta edição, serão 16 escolas participantes, sendo 12 da rede municipal, três particulares e o Instituto Federal de Caraguatatuba.
A coordenadora do projeto de Robótica, Rubia Moreira da Costa, explica que além dos trabalhos expostos, haverá um Campeonato de Robô Sumô, que é uma batalha entre as máquinas onde vence aquela que empurrar o oponente para fora do ringue. “Essa é uma competição que avalia a construção física, o design e a potência do robô”, explica.

#PraCegoVer: Imagem dois alunos abaixados, testando um robô que está no chão e tem peças coloridas soltas à sua frente. (Fotos: Divulgação/PMC)
A rede municipal de ensino de Caraguatatuba realiza o projeto Robótica na Escola desde 2016. Através de uma parceria entre o setor de Informática Educativa com a Divisão de Educação Inclusiva, o projeto foi ampliado em 2019 e aplicado à educação inclusiva. O objetivo é promover a inclusão educacional de maneira democrática e ética, em respeito à multiplicidade humana.
As aulas acontecem uma vez por semana. Os alunos aprendem linguagem de programação, física, história, matemática e raciocínio lógico. É um projeto multidisciplinar.
Visite a IV de Mostra de Robótica e venha prestigiar os trabalhos dos alunos!. A entrada é gratuita.
Veja Também Recentes
Fundo Social leva caminhada do Agosto Lilás contra violência à mulher às ruas de Caraguatatuba nesta quarta-feira
O Fundo Social de Caraguatatuba convida toda a comunidade para participar, nesta quarta-feira (19), da caminhada de conscientização e combate à violência contra a mulher, dentro da programação do Agosto Lilás. A concentração será a partir das 8 horas, em frente à Secretaria de Turismo, no Centro, com um aquecimento
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
Equipe feminina de basquete de Caraguatatuba disputa final estadual dos Jogos Escolares em Praia Grande
Caraguatatuba estará representada na etapa final estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), que será realizada em Praia Grande, no litoral paulista. A competição começa neste sábado (15) e segue até o dia 21 de agosto, quando estão previstas as finais. Entre as equipes classificadas está o
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos
O curso de Auxiliar de Recursos Humanos formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba
O programa Caraguá Segura foi apresentado pelo secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, durante o café empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, realizado na quinta-feira (27), no Hotel Costa Norte. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre comerciantes, empresários, convidados, equipes das Secretarias de Governo