Pesquisar No Site
Mais de 40 novos agentes comunitários de saúde tomam posse em Caraguatatuba

Mais de 40 novos agentes comunitários de saúde tomam posse em Caraguatatuba
Quarenta e três novos agentes comunitários de saúde (ACS) tomaram posse nesta quinta-feira (03/10), para ocupar o cargo junto à Secretaria de Saúde de Caraguatatuba por meio do processo seletivo 01/2019.
Com a admissão destes profissionais, a cidade terá em todo município 183 agentes comunitários. Estes agentes irão atuar nas regiões que contemplam os bairros Tinga, Perequê-Mirim, Porto Novo, Jaraguazinho, Sumaré, Morro do Algodão, Jetuba, Casa Branca e Massaguaçu.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala aos novos agentes comunitários de Saúde (Foto: Luis Gava/PMC)
A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Centro de Referência da Saúde da Mulher – Pró Mulher, e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, a primeira dama de Caraguatatuba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, secretário de Saúde, Amauri Toledo, secretária adjunta, Derci Toledo e representantes da Divisão da Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
O prefeito deu as boas vindas aos novos agentes, falou da importância do trabalho de cada um deles nas ações casa a casa e ressaltou as principais ações realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde nesta gestão. “Com o trabalho de vocês, vamos cobrir 100% do município. Quando eu assumi, tínhamos 24 equipes; com a chegada de vocês, atingimos 34 equipes e cobrimos 100% da Atenção Básica do município”, explicou.
Aguilar Junior também passou aos agentes a atualização de cada obra que vem sendo feita na área da Saúde. “Em 2,5 anos, já entregamos três Unidades Básicas de Saúde (UBS), a UBS Adhemir Reis, no bairro Perequê-Mirim, a UBS Sumaré e a UBS Jetuba. Está em construção a UBS Rio do Ouro e, no Golfinho, já estamos no projeto executivo para outra UBS. Além disso, temos a UBS 24h no Massaguaçu, aberta no 2º ano de governo”, destacou.
O prefeito também informou aos presentes que, nos próximos meses, será inaugurada a UBS Sul. “Paralelo a tudo isso, estamos aumentando o número de leitos na Casa de Saúde Stella Maris. Teremos no local 54 novos leitos com verba municipal”, explicou. Ele também falou aos presentes sobre o fluxo da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Além disso, Aguilar Junior também ressaltou a importância da reforma já entregue do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis, no Poço das Antas; a entrega do Caps 2, já em funcionamento atrás da UBS Sumaré e da inauguração do Caps AD em Caraguatatuba, que ocorrerá nos próximos dias.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirmou que estes novos agentes comunitários serão os olhos da Secretaria de Saúde dentro das casas. “Hoje vocês passam a fazer parte da grande responsabilidade de ajudar a população em suas dificuldades, ao levar um encaminhamento e enxergar as dificuldades de perto. A minha maior felicidade é levantar todos os dias, sabendo que eu posso ajudar alguém”, afirmou.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destacou que a categoria dos agentes comunitários de Saúde é a mais importante nos serviços de saúde. “Todo esforço no setor público é reconhecido de alguma forma, por meio de um bom atendimento à população. O agente comunitário pode se envolver em qualquer função, desde que trabalhe com satisfação. É importante lembrar que estamos levando a vida da população em nossas mãos”, destacou.
Atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Os profissionais vão compor as Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam nos bairros. A partir desta quinta-feira, eles passam por treinamento e serão certificados pelo Centro Formador de Recursos Humanos do Estado de São Paulo (CEFORH).
Entre os assuntos abordados estão as ações da Vigilância Epidemiológica municipal; a importância da vacinação, Centro de Referência da Mulher, Banco de Leite, atendimento SUS, Tuberculose, Sífilis, entre outras temáticas voltadas ao dia a dia da Secretaria de Saúde.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas

Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Guarda Civil de Caraguatatuba prende dois homens por tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou a prisão de dois homens suspeitos de tráfico de drogas nesta segunda-feira (11). As ocorrências foram efetuadas durante ações de patrulhamento na região do bairro Casa Branca. Na primeira, registrada no período da tarde, os agentes receberam denúncia de que um homem

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos