Pesquisar No Site
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira
Berimbau, pandeiro, atabaque, ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A prática dessa manifestação cultural tipicamente brasileira faz parte do projeto “Capoeira na Escola”, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte. As aulas acontecem na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.

#PraCegoVer: Imagem de uma roda de capoeira formada por alunos e professores que estão em pé. Estão vestidos com trajes, predominantemente brancos. Mestre fala ao microfone durante cerimônia de batismo na capoeira. (Foto: Arquivo/PMC)
O projeto, que surgiu com a proposta de utilizar as contribuições da capoeira no processo de desenvolvimento dos alunos e de atrair a comunidade para a vida escolar, tem conquistado adeptos para treinar capoeira na escola e seguir com a formação no esporte.
O diretor da unidade escolar e um dos idealizadores do projeto, Fábio Luis dos Santos Coelho, explica que a ideia surgiu do entendimento de que a capoeira traz ensinamentos de identidade, cultura e disciplina, que são ensinamentos além da vida escolar, fazem a diferença para a vida dos alunos e praticantes.
A capoeira é um amplo instrumento pedagógico, pois permite que sejam trabalhados aspectos de modo integrado entre várias disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Artes, Literatura. Além disso, os exercícios de capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo musical que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo aspectos de imagem corporal, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial, criatividade e disciplina.

#PraCegoVer: Em pé, casal de adultos acompanha casal de crianças que receberam cordão de capoeira e posam para foto. (Foto: Arquivo/PMC)
Atualmente, o projeto é dirigido pelo Mestre Manoel Ricardo dos Santos, conhecido com Mestre “Manoel fala pouco” e já conta com mais de 30 alunos, entre crianças e adultos.
No último dia 20, foi realizada na quadra poliesportiva da EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio, a cerimônia de entrega do primeiro cordão, que consiste no batizado do aluno. O evento contou com a colaboração de monitores, professores e mestres da capoeira que prestigiaram e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.
Os interessados em participar do projeto devem comparecer à EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio que fica na Av. Ezequiel da Silva Barreto, 285 – Porto Novo.
As inscrições são realizadas diretamente com o mestre, nos dias de treino, todas as terças e quintas das 18h10 às 20h10.
Adriana Rodrigues de Souza
Informação à Imprensa: (12) 3897-5659
Veja Também Recentes

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes