Pesquisar No Site
Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realiza mais de mil mamografias durante Outubro Rosa

Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realiza mais de mil mamografias durante Outubro Rosa
Em todo o mês de outubro o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba bateu o recorde em mamografias nos últimos anos durante o Outubro Rosa. Neste ano, foram realizadas mais de mil exames.

#PraCegoVer: Profissional manuseia equipamento com computador (Fotos: Divulgação/PMC)
Em 2016, no mês de outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba havia efetivado 424 mamografias; em outubro de 2017, 541 exames de mamografias foram promovidos; em 2018, o número subiu para 603 e, em 2019, pelo atendimento do Pró-Mulher, o mês de outubro fechou com 1.021 mamografias realizadas. De janeiro a outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba já realizou ao todo 4.417 mamografias.
Durante todo o mês, mulheres acima de 40 anos interessadas em fazer exames de mamografias e consultas ginecológicas puderam solicitar agendamento diretamente no local.
Fora do período da campanha, dentro das ações de rotina da Secretaria de Saúde, esses exames, por protocolo, voltam a ser agendados junto à Unidade Básica de Saúde de referência da paciente.
Mundialmente conhecido, o Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O Ministério da Saúde estima quem no biênio 2018/2019 o Brasil deve registrar em torno de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes.
Nas mulheres, os cânceres de mama, intestino, colo do útero, pulmão e tireoide figurarão entre os principais.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Informações à imprensa
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista – MTB: 12817
Veja Também Recentes

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,