Pesquisar No Site
Campeonato Municipal de Karatê é nesse domingo (3) no Cemug

Campeonato Municipal de Karatê é nesse domingo (3) no Cemug
O tradicional Campeonato Municipal Caraguatatuba de Karatê será realizado nesse domingo (3), a partir das 8h, Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no bairro Jardim Britânia.

#PraCegoVer: Ginásio do Cemug. Quadra com dois grandes tatames de borracha. Um com área de luta vermelha e área de exclusão azul e a outra com área de luta azul e área externa amarela. Vários atletas, homens e mulheres, de idades variadas, com quimonos brancos e faixas de diferentes cores, estão de pé com a mão para trás. (Foto: Divulgação)
Estão inscritos 495 atletas de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Guarujá e Tremembé, que disputarão lutas em 57 categorias, desde o infantil (cinco anos) até adulto.
A entrada é franca e a organização do evento convida os inscritos e o público a fazerem um ato de solidariedade e gentileza, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade para doação às entidades de assistência social cadastradas na Prefeitura.
História

#PraCegoVer: Ginásio do Cemug. Tatame com área vermelha de combate e área azul externa. Dois atletas com quimonos brancos o da esquerda com faixa vermelha e o da direita com faixa azul. Um juiz faixa preta acompanha a luta. Fora da área de luta há vários competidores sentados no chão. Ao fundo, arquibancada com várias pessoas assistindo a competição. (Foto: Divulgação)
No dia 25 de outubro de 1936 foi realizado um encontro histórico com os mestres da ilha japonesa de Okinawa. Ali decidiram, oficialmente, mudar o nome da luta de Toudi para Karatê.
O Do foi acrescentado para marcar que o Karatê, além de arte marcial, é uma jornada filosófica de iluminação e não só apenas um método de defesa pessoal.
A partir daí, as raízes chinesas defensivas do Toudi foram substituídas pelos valores japoneses da autoproteção e autoperfeição. Aí nasce o Karatê moderno ou o Karate-Do – “caminho das mãos vazias”.
Serviço – O ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) está localizado na Avenida José Herculano, nº 50 – Jardim Britânia.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas