Pesquisar No Site
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física
O I Fórum de Educação Física Inclusiva recebe nesta quinta-feira (05/09) a palestra do professor Ms. Asdrubal Augusto Florençano do Nascimento e o atleta paraolímpico André Luís da Rocha Antunes. Com o tema: Como performar no dia D e na hora H.; Arremessando para o futuro. A palestra será realizada para os professores de Educação Física da Rede Municipal no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação.

#PraCegoVer: Paratleta sentado em uma cadeira adaptada. Ele abraça outra atleta que segura a Tocha das Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil. Os dois usam roupas brancas com detalhes amarelos (Foto: Divulgação/PMC)
O professor Augusto trabalha com esporte adaptado desde março de 2013. André apareceu em agosto do mesmo ano. Ele também é treinador do clube ADV-VALE e Coordenador do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté desde 2013. Em 2018 foi contratado como técnico de arremessos e lançamentos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB.
O paratleta André Luís é Policial Militar Reformado. Ele está há 5 anos no esporte Paraolímpico e pratica Atletismo, na modalidade do arremesso de peso e lançamento do disco. André é tetra campeão do “Grand Prix Internacional”, vice-campeão dos Jogos Parapanamericanos de Toronto, no Canadá. Além de ser vice-campeão dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul sendo, o primeiro policial militar da história a participar e ganhar uma medalha nessa competição.
Seu currículo é extenso! Ele foi o condutor Oficial da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016, atual Campeão e Recordista Mundial, eleito melhor atleta brasileiro em 2017 e atleta da galera, compõe a Seleção Brasileira de Paratletismo e é atual número 1 no Ranking Mundial.
André sofreu uma queda de um muro em 2005, durante uma perseguição policial. Ele já usava cadeira de rodas quando em 2016 teve uma lesão na coluna cervical, que afetou seus membros superiores. Além disso, já foram oito cirurgias, incluindo para implantes do marca passo medular para ajudar na dor neuropática crônica.
Os Jogos Paraolímpicos de Lima 2019, no Peru, são o segundo da carreira de André. Eles deram ao André, uma medalha de bronze no arremesso de peso. “É uma honra defender meu país e foi outra experiência fantástica”, contou o medalhista.
Para ele, “a medalha de bronze teve sabor de ouro” por competir com atletas de classe acima da dele. André, que faz parte da classe 54 no atletismo, competiu com atletas da classe 53 – para atletas com um pouco mais de movimento. Os atletas dessa classe arremessam sentados em um banco. “Isso não torna o arremesso mais fácil, mas sim possível”, contou o técnico Augusto Florençano.
O atleta e o técnico são dois gigantes do esporte adaptado. E são exemplos de superação e determinação. A dupla encerra o circuito de palestras, que serão realizadas durante esta semana no Fórum de Educação Física. Além disso, é importante lembrar que a palestra se inicia às 19h e segue até ás 21h.
Serviço:
A Secretaria Municipal de Educação está localizada na Avenida Rio de Janeiro, N° 860 – Indaiá
Telefone: (12) 3897-7000
Veja Também Recentes
Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Caraguatatuba cresce 33% em arrecadação do Imposto de Renda em 2026
O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Caraguatatuba registrou um avanço significativo no volume de doações recebidas por meio da destinação do Imposto de Renda, em 2026. O montante arrecadado atingiu R$ 79.563,72, crescimento de mais de 33% em comparação com os R$ 58.593,58 contabilizados em 2025. De acordo com o presidente do Conselho Municipal
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (26). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimenta Caraguatatuba
A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimentou os campos de Caraguatatuba neste domingo (30), com partidas pelas 1ª e 2ª divisões da competição. Os confrontos reuniram atletas, equipes e torcedores com muita emoção. O Campeonato Municipal de Futebol é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de
Aloha Spirit Festival 2026 movimenta turismo esporte e comércio em Caraguatatuba
O município de Caraguatatuba recebeu no último fim de semana o Aloha Spirit Festival 2026, evento que reuniu esporte e turismo, contribuindo para a movimentação do comércio e da rede hoteleira durante o período. A competição contou com aproximadamente 1,5 mil atletas de 13 estados brasileiros e cinco países, que
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.