Pesquisar No Site

Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física

Publicado em: 02/09/2019
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física

O I Fórum de Educação Física Inclusiva recebe nesta quinta-feira (05/09) a palestra do professor Ms. Asdrubal Augusto Florençano do Nascimento e o atleta paraolímpico André Luís da Rocha Antunes. Com o tema: Como performar no dia D e na hora H.; Arremessando para o futuro. A palestra será realizada para os professores de Educação Física da Rede Municipal no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação.

#PraCegoVer: Paratleta sentado em uma cadeira adaptada. Ele abraça outra atleta que segura a Tocha das Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil. Os dois usam roupas brancas com detalhes amarelos (Foto: Divulgação/PMC)

O professor Augusto trabalha com esporte adaptado desde março de 2013. André apareceu em agosto do mesmo ano. Ele também é treinador do clube ADV-VALE e Coordenador do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté desde 2013. Em 2018 foi contratado como técnico de arremessos e lançamentos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB.

O paratleta André Luís é Policial Militar Reformado. Ele está há 5 anos no esporte Paraolímpico e pratica Atletismo, na modalidade do arremesso de peso e lançamento do disco. André é tetra campeão do “Grand Prix Internacional”, vice-campeão dos Jogos Parapanamericanos de Toronto, no Canadá. Além de ser vice-campeão dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul sendo, o primeiro policial militar da história a participar e ganhar uma medalha nessa competição.

Seu currículo é extenso! Ele foi o condutor Oficial da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016, atual Campeão e Recordista Mundial, eleito melhor atleta brasileiro em 2017 e atleta da galera, compõe a Seleção Brasileira de Paratletismo e é atual número 1 no Ranking Mundial.

André sofreu uma queda de um muro em 2005, durante uma perseguição policial. Ele já usava cadeira de rodas quando em 2016 teve uma lesão na coluna cervical, que afetou seus membros superiores. Além disso, já foram oito cirurgias, incluindo para implantes do marca passo medular para ajudar na dor neuropática crônica.

Os Jogos Paraolímpicos de Lima 2019, no Peru, são o segundo da carreira de André. Eles deram ao André, uma medalha de bronze no arremesso de peso. “É uma honra defender meu país e foi outra experiência fantástica”, contou o medalhista.

Para ele, “a medalha de bronze teve sabor de ouro” por competir com atletas de classe acima da dele. André, que faz parte da classe 54 no atletismo, competiu com atletas da classe 53 – para atletas com um pouco mais de movimento. Os atletas dessa classe arremessam sentados em um banco. “Isso não torna o arremesso mais fácil, mas sim possível”, contou o técnico Augusto Florençano.

O atleta e o técnico são dois gigantes do esporte adaptado. E são exemplos de superação e determinação. A dupla encerra o circuito de palestras, que serão realizadas durante esta semana no Fórum de Educação Física. Além disso, é importante lembrar que a palestra se inicia às 19h e segue até ás 21h.

 Serviço:

A Secretaria Municipal de Educação está localizada na Avenida Rio de Janeiro, N° 860 – Indaiá

Telefone: (12) 3897-7000

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba

O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 483 dos 971 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de abril. Outros 488 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 169 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/05/2026
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba

Tecnologia, leitura, matemática e protagonismo estudantil se encontraram na EMEI/EMEF “Profº Jorge Passos”, no bairro Jaraguazinho, no dia 12 de maio, para cerimônia de certificação das plataformas ‘Elefante Letrado’ e ‘Matific’. A ação integra o projeto “Escola Conectada”, iniciativa que tem transformado a rotina dos alunos por meio do uso

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/05/2026
Caraguatatuba vence em São José dos Campos e garante vaga na final da Liga Metropolitana de Basquete
Caraguatatuba vence em São José dos Campos e garante vaga na final da Liga Metropolitana de Basquete

A equipe adulta feminina de basquete de Caraguatatuba está na decisão da Liga Metropolitana. No último domingo (31), jogando fora de casa, o time venceu o Hakuna, de São José dos Campos, por 47 a 41 e assegurou presença na grande final da competição. A partida foi marcada pelo equilíbrio,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/06/2026
meio ambiente (3)
Estudantes da rede municipal participam de ações de educação ambiental durante gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”

A Semana do Meio Ambiente começa no dia 2 de junho com uma agenda que reúne atividades em escolas, espaços públicos e áreas ambientais de Caraguatatuba. Nos espaços educacionais, a programação conta com a gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”, no Cide Tinga e nos Ciases do Travessão e Sumaré,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 20/05/2026
Comédia “Embrulha pra Viagem” chega ao palco do Teatro Mario Covas no dia 17
Comédia “Embrulha pra Viagem” chega ao palco do Teatro Mario Covas no dia 17

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 17 de maio (domingo), às 19h30, a comédia “Embrulha pra Viagem”. Os ingressos estão disponíveis em https://tinyurl.com/5n6p366z e na Livraria Reticências (Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro). Criado em 2016, o grupo nasceu a partir da união de quatro criadores com

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/05/2026