Pesquisar No Site

Palestrante do Empreenda afirma que Caraguatatuba tem capacidade para receber aeronaves com até 200 passageiros

Palestrante do Empreenda afirma que Caraguatatuba tem capacidade para receber aeronaves com até 200 passageiros
Palestrante do Empreenda afirma que Caraguatatuba tem capacidade para receber aeronaves com até 200 passageiros

Uma das palestras mais esperadas dentro do Empreenda Caraguatatuba 2019 foi a de Luiz Otávio Cristo Cabral, comandante de Airbus 320, que falou sobre “Aeroporto de Caraguatatuba – Desenvolvimento Econômico e Progresso Social”.

#PraCegoVer: Palestrante em pé de frente para várias pessoas sentadas em cadeiras amarelas (Fotos: Luis Gava /PMC)

Aos presentes, ele falou que é totalmente viável a implantação de um aeroporto com capacidade para receber aviões de grande porte com capacidade para até 200 passageiros.

Para o município, o principal retorno seria o turístico, com as pessoas chegando com mais rapidez na região, sem o risco de ficarem presas no trânsito.

“Quantos estrangeiros vêm para São Paulo e que poderiam dar uma esticadinha a mais para o litoral se tivesse essa facilidade e agilidade de locomoção? Poderiam até trazer seus familiares que ficaram aqui enquanto eles tratassem de negócios. Temos aqui praias paradisíacas que não têm em muitos lugares do mundo!”, frisou.

Ele ainda fez um comparativo com Balneário Camboriú (SC) que tem quase que a mesma população de Caraguatatuba e é extremamente desenvolvida por conta do Aeroporto de Navegantes que facilita o acesso. “A cidade recebe em torno de 4 milhões de turistas por ano enquanto um pouco mais de 4,3 milhões é dividido entre as quatro cidades do Litoral Norte – Caraguá, São Sebastião Ilhabela e Ubatuba”.

Cabral lembrou que esse movimento se traduz em geração de renda, emprego, desenvolvimento, o que uma cidade precisa para crescer.

Local para o aeroporto tem definido no Plano Diretor da cidade, nas proximidades da Fazenda Serramar. Ser concorrente com Ubatuba, que possui o aeroporto Gastão Madeira, ele descarta uma vez que essa unidade receberia aeronaves de pequeno porte e privadas, assim com Paraty e Angra dos Reis. “Falamos aqui de aviões comerciais, executivos que trarão turistas para a região”.

Outro ponto abordado por ele é em relação à região montanhosa. De acordo com o comandante, “existem procedimentos de aproximação por GPS e investimento em infraestrutura que mesmo dentro de áreas de montanhas é alocar um aeroporto para atender a necessidade da cidade”.

Mestrando em Safety e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), formado em Aviation Science pela North Shore Community College (Massachussets, EUA) e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos (UNG), Luiz Cabral atua como instrutor de voo e de disciplinas ligadas a treinamento de pilotos e é diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos.

Por conta disso, ele contou que tem estudado mais ainda sobre essa possibilidade de Caraguatatuba ter seu aeroporto.

A proposta é referendada pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, que confirma que desde o início do ano Cabral demonstrou a vontade de implantar o projeto. “É mais um modal para se chegar a Caraguatatuba, que ainda pode crescer mais e ganhar o mundo”.

Presente à palestra, o corretor de imóveis Celso Esteves contou que viveu em Balneário Camboriú por oito anos e vivenciou todo o desenvolvimento da cidade. Desde 2010 ele se mudou para Caraguatatuba ao perceber que essa também é uma possibilidade de crescimento advinda com a duplicação da Rodovia dos Tamoios e seus Contornos, porto e agora aeroporto.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 03/07/2026
Minissérie
Minissérie “Contos no Macc” finaliza gravações e celebra identidade caiçara com inovação audiovisual em Caraguatatuba

A riqueza do folclore brasileiro e a tradição oral caiçara ganham nova vida na minissérie “Contos no MACC”. Após uma intensa imersão técnica e artística realizada durante as madrugadas de 20 a 22 de junho, a produção concluiu com sucesso sua etapa de filmagens no Museu de Arte e Cultura

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/07/2026
1b5763db-48a2-4db0-b40a-09446b0df3b1
Artesãos de Caraguatatuba participam do curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas

No primeiro dia do curso prático “Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas”, para artesãos profissionais, realizado no Polo Cultural Jac Costa, no Centro, os participantes aprenderam a fazer coelhos e artigos para Páscoa com bucha vegetal. A capacitação, iniciada quinta-feira (25), tem como objetivo ampliar a qualificação técnica dos artesãos locais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/06/2026
06_01- Refis 2026-Foto Luís Gava(PMC) (3)
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Refis na quinta e sexta-feira do feriado estadual da Revolução de 32

Moradores e veranistas podem aproveitar o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932 para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba nas próximas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de julho, das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 01/07/2026
IMG-20260623-WA0012
Audiência on-line do CaraguaPrev aborda Pró-Gestão governança investimentos e avaliação atuarial nesta quinta-feira

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove uma audiência pública on-line nesta quinta-feira (2/7), às 18h, com transmissão no site www.caraguaprev.sp.gov.br e pelo Canal do CaraguaPrev no YouTube (https://www.youtube.com/@caraguaprev). Entre os temas que serão abordados, estão a manutenção da certificação do CaraguaPrev no programa Pró-Gestão – RPPS

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/06/2026