Pesquisar No Site

Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

Publicado em: 07/09/2019
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

O 7 de setembro em Caraguatatuba foi marcado pelo espírito de patriotismo e amor por Caraguatatuba. Centenas de pessoas participaram dos atos cívicos que foram realizados em cinco regiões da cidade.

#PraCegoVer: Em pé , autoridades municipais posam para foto. Ao fundo estão hasteadas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. (Foto: Luis Gava/PMC)

O objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba ao descentralizar as cerimônias, foi proporcionar maior integração nos bairros, envolvendo comunidades e estudantes. Bandas, Coral, Guarda Mirim e Fanfarras foram as atrações das comemorações de 2019.

As atividades iniciaram com a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, realizada no Teatro Mário Covas. Devido à instabilidade climática, a Secretaria de Educação optou por transferir o evento da Praça do Caiçara para o Teatro Mário Covas. 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, a presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino, o 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, além de secretários municipais, vereadores, equipes gestoras das unidades escolares da região central e estudantes da rede municipal.

O 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, destacou o sentimento de patriotismo. “Temos que ser patriotas não só no dia de hoje, mas nas ações do dia a dia. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Caraguatatuba pela parceria com a Polícia Militar na cidade. Temos recebemos muito apoio da administração para melhorar a segurança da população”, disse.

#PraCegoVer: (Foto: Luis Gava/PMC)

Já o prefeito Aguilar Junior chamou a atenção pelo amor por Caraguatatuba. “É um sentimento que tenho e que a população precisa ter. Seja cuidando de nossas crianças, numa obra realizada, seja no carinho com os idosos. O 7 de setembro é um momento de reflexão e a palavra amar precisa ser irradiada. Amar o Brasil, amar o Estado de São Paulo e amar Caraguatatuba. Partindo desse sentimento promoveremos uma grande transformação na vida das pessoas”, comentou.

A cerimônia no Teatro Mário Covas contou a participação da Banda Municipal Carlos Gomes, o Água Viva Coral, os Grupos de Escoteiro Caraguatá e Edgard Armond, além das três turmas da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

Polo Massaguaçu

O ato cívico realizado na EMEF Profª Antônia Nunes Arouca, no bairro Massaguaçu, contou com a presença de autoridades municipais e reuniu as seguintes unidades escolares: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, CEI Prof.ª Ester Nunes de Souza, Profª. Maria Thereza de Souza Castro e CEI/EMEI Profª. Vera da Silva Santos. 

A execução dos hinos foi realizada pela FAMCAL sob orientação dos maestros Marcão e Jesus Salatiel.

Polo Casa Branca

O terceiro ato cívico foi realizado na EMEF Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, onde foi realizado o hasteamento da bandeira, acompanhado pelas autoridades municipais. A execução dos hinos ficou por conta da BAMMAC, sob regência do maestro Daniel Maciel. 

Neste polo estavam reunidas as seguintes unidades escolares: EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, CEI/EMEI Profª Maria Eugenia Aranha Chodounsky, CEI / EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses e EMEI / EMEF João Thimóteo do Rosário.

Polo Tinga

O penúltimo ato cívico aconteceu na EMEF Profª Maria Ap. de Carvalho, no bairro Tinga onde estavam reunidas as unidades escolares: EMEF Prof. Jorge Passos, CEI/EMEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos, EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, EMEI/EMEF Prof. João Batista Gardelim, CEI do Bairro do Poiares, CEI Severino Vitoriano dos Santos, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes, EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse S. Cardozo, EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Creche MEIMEI e Creche Santo Antônio. 

Foi realizado o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. As autoridades municipais e o público presente, acompanharam a apresentação do coral do CIDE Tinga, que entoou os hinos de Caraguatatuba e nacional, sob comando da regente Tatiana Borges. 

A cerimônia contou também com a participação BMCT – Banda Marcial do Cide Tinga e da Fanfarra Maria Moraes. 

Travessão

O encerramento dos atos cívicos aconteceu na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão. Estavam reunidas as unidades escolares: CEI João Lino da Cruz, CEI Elisa Butschkau, EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, EMEF Prof. Euclydes Ferreira, CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, EMEF Prof. Geraldo de Lima EMEI Yasutada Nasu, CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo, EMEF Profª Jane Urbano Focesi, CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, EMEI/EMEF Masako Sone, CIASE Governador Adhemar Pereira de Barros. 

Sob a regência do mastro Daniel Maciel, a BAMMAC executou os hinos de Caraguatatuba e Nacional, enquanto as bandeiras eram hasteadas.

O Prefeito Aguilar Junior, acompanhado das autoridades municipais, parabenizou a todos os envolvidos pela organização e pontualidade dos eventos. Agradeceu a participação de toda a comunidade e encerrou os atos cívicos deste 7 de setembro de 2019.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga

Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/04/2025
Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba

Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2025
Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado

Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/04/2025
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade

A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025