Pesquisar No Site

Caraguatatuba forma 2ª turma da Guarda Mirim

Publicado em: 26/09/2019
Destaques
Caraguatatuba forma  2ª turma da Guarda Mirim
Caraguatatuba forma 2ª turma da Guarda Mirim

Foi realizada na noite desta quarta-feira (25/9), a cerimônia de formatura da 2ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Imagem do palco do Teatro Mário Covas. 2ª turma Guarda Mirim e autoridades durante a execução do Hino Nacional. (Fotos: Luis Gava/PMC)

A solenidade aconteceu no Teatro Mário Covas e contou com a presença de diversas autoridades, as quais compuseram a mesa: o prefeito Aguilar Junior; o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior; a secretária de Educação, Márcia Paiva, os vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar, João Silva de Paula Ferreira e o diretor e professor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.

Composta por 56 jovens, a segunda turma da Guarda Mirim, participou do curso de formação que tem duração de seis meses. Os aspirantes, durante o período de formação, são preparados por professores e instrutores da sobre noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros.

Esta qualificação os habilita a ingressar no mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz. A primeira turma, formada em abril deste ano, já está trabalhando nas repartições públicas do município.

#PraCegoVer: Em destaque, dois formandos da Guarda Mirim, um deles está chorando de emoção e leva a boina ao rosto, enquanto seu colega segura seu certificado. (Fotos: Luis Gava/PMC)

A cerimônia foi marcada por emoção do início ao fim. A entrada dos formandos aconteceu ao som de uma trilha de cinema. Os cerimonialistas, Paloma e Procópio, guardas mirins da 1ª turma, conduziram a solenidade que teve como oradora a aluna Rebeca Henrique Pereira e como juramentista Alice Santos Clementino.

O diretor e professor da turma, Daniel Ribeiro de Souza, falou sobre o quanto se sente orgulhoso por fazer parte do projeto e, principalmente, da vida de seus alunos, aos quais chama de filhos. “Eles superaram muitas dificuldades pessoais, mas foram bravos e transformaram as adversidades em motivação e superação. Tenho orgulho imenso desta turma e estou certo de que eles são pessoas melhores, capazes de contribuir positivamente com a sociedade e se tornarem referência por onde passarem. Parabéns!”.

Todas as autoridades parabenizaram o projeto, falaram de sua importância para os jovens, para as famílias e para o município. Destacaram, ainda, o apoio recebido pelo governo municipal para a implantação e manutenção do projeto, iniciado na gestão do prefeito Aguilar Júnior.

O prefeito Aguilar Júnior demonstrou-se feliz e emocionado durante a cerimônia. Agradeceu ao empenho de todos os envolvidos desde a concepção do projeto, aos dias atuais, em que o projeto é uma realidade e gera frutos tão importantes na vida de cada família, as quais pertencem os jovens formados pela Guarda Mirim.

“Hoje é um dia muito especial para Caraguatatuba. Espero que cada guarda mirim possa dar continuidade a este projeto, colocando em prática os ensinamentos que lhes foram transmitidos. Desta forma, todos terão, sem dúvida, um futuro muito brilhante e farão diferença por onde passarem”, disse.

Após a entrega do certificado de conclusão do curso, os novos guardas mirins se colocaram em formação e, sob o comando do professor Daniel Ribeiro de Souza, abalaram as estruturas do Teatro Mário Covas com o brado do grito de guerra.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

fim de semana (1)
Categorias de base e divisões do futebol movimentam fim de semana com muitos gols em Caraguatatuba

As competições organizadas pelo Departamento de Futebol de Caraguatatuba movimentaram diversos campos e quadras do município ao longo do fim de semana, com partidas pelas categorias de base, 3ª Divisão de Futebol e campeonatos Master 50 e 60 anos de Futebol. No futsal de base, os confrontos disputados no CIDE

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/06/2026
WhatsApp Image 2026-07-01 at 10.57.49
Estudantes participam de ação de limpeza na praia do Massaguaçu

A Praia do Massaguaçu recebeu, na manhã de quarta-feira (1º/7), uma ação de limpeza ambiental que reuniu 20 alunos da EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca. A atividade teve como objetivo promover a conscientização ambiental, a importância do descarte correto dos resíduos e o cuidado com os ecossistemas costeiros por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 02/07/2026
Caraguatatuba amplia visibilidade no setor audiovisual em evento da São Paulo State Film Commission
Caraguatatuba amplia visibilidade no setor audiovisual em evento da São Paulo State Film Commission

Caraguatatuba participou na última quarta-feira (17), do primeiro road show da São Paulo State Film Commission, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista. O encontro reuniu autoridades dos municípios parceiros do programa e produtores do setor audiovisual. Representando a cidade, estiveram presentes o presidente da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/06/2026
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para lojas especializadas em Caraguatatuba
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para lojas especializadas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba abriu inscrições para lojas especializadas em vinhos interessadas em participar da 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada na próxima semana, de 25 a 28 de junho, na Praça da Cultura, no Centro. O chamamento público, divulgado pela Secretaria de Turismo prevê a seleção de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/06/2026
Foto Marcos Nascimento CAPA
Programa Trânsito Legal encerra ciclo de formação cidadã para alunos da EMEF Professor Oswaldo Ferreira

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Educação, promoveu uma blitz educativa com alunos do 4º ano da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, marcando o encerramento das atividades do projeto. A ação buscou reforçar a formação cidadã

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2026