Pesquisar No Site

Alunos e professor do FIDA participam de cerimônia para embaixador e representantes de Taiwan

Alunos e professor do FIDA participam de cerimônia para embaixador e representantes de Taiwan
Alunos e professor do FIDA participam de cerimônia para embaixador e representantes de Taiwan

Taiwan é conhecida pelo respeito e valorização de sua cultura e é dos maiores exportadores de tecnologia e comunicação do mundo. Tal prática tem gerado bilhões de dólares para o País, que é moderno e tradicional, com templos chineses espalhados por todo lado.

#PraCegoVer: Representantes do turismo, embaixador e sua esposa enquanto conversam no final da apresentação das danças chinesas. É possível observar o professor “Ditinho” com uma fantasia da representação de um leão, utilizada na dança (Foto: Gabriel Batalha/PMC)

O Brasil e Taiwan possuem uma ótima relação não só comercial como também cultural, além de uma grande influência em diversas áreas, em terras brasileiras. Podemos encontrar essa influência, chinesa e taiwanesa, na prática de artes marciais, na culinária e em práticas medicinais, como acupuntura e massoterapia.

Em Caraguatatuba, essa vivência com a cultura não poderia ser diferente. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, oferece aos munícipes aulas de Kung Fu e Tai Chi, que permitem um contato mais profundo com a cultura chinesa.

Os atletas de Caraguatatuba são referência quando o assunto são esses esportes. Esse reconhecimento permitiu que o professor do projeto Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), Benedito Fernandes, conhecido como “Ditinho”, sua esposa, Valdirene Bibiano, dois atletas do projeto FIDA, Murilo Oliveira e Rui Alves, e Hemerson Carvalho, representante do projeto ECO, fossem convidados para participar de uma cerimônia de recepção para representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil e do Turismo de Taiwan, na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo.

#PraCegoVer: Embaixador Jian Gueng Her e a embaixatriz Hiroto Gueng Her sentados em uma área montada para apresentações, enquanto assistem a apresentação das danças chinesas (Foto: Gabriel Batalha)

A recepção foi realizada na quarta-feira (25), no primeiro dia do evento que se estende até o dia 27 no Expo Center Norte, em São Paulo. Foi a primeira vez que os atletas de Kung Fu e Tai Chi representaram Caraguatatuba em uma edição da ABAV Expo. O convite partiu do Consulado de Taiwan e da Associação Long Teh.

Rui Alves, que pratica Kung Fu no CIASE Sumaré, disse que a experiência é incrível e que o convite foi algo muito especial. “Conheço o Kung Fu há três anos, mas nunca participei de uma apresentação como essa. A cultura chinesa é emocionante”, ressaltou o aluno.

Os atletas de Caraguatatuba dividiram espaço com outros representantes da Associação Long Teh, de São José dos Campos, na cerimônia que contou com a apresentação de um show dinâmico e empolgante das danças do dragão e do leão, que é um grande protetor e símbolo de nobreza e dignidade.

#PraCegoVer: Atletas reunidos com a Associação Long Teh. Eles posam para uma foto tirada por uma jornalista chinesa. Eles estão em um estande montado dentro da 47ª edição da ABAV (Foto: Gabriel Batalha)

A dança é composta por cores, sons, movimentos e muita sincronia. Essas duas figuras mitológicas são importantes em festividades como o Ano Novo Chinês e é por isso que essas apresentações não podem faltar nessas cerimônias e celebrações que marcam um novo ciclo.

O boneco utilizado na dança do dragão é uma marionete de 11 metros, que pesa cerca de 50 quilos. Para “dar vida” ao dragão foi necessária a ajuda de onze pessoas. Já o leão, para que ganhasse movimento, foram necessárias duas pessoas dentro da fantasia. A execução dessa apresentação exige que sincronia e entrosamento sejam perfeitos.

O embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Jian Gueng Her, disse que ficou encantado com as apresentações das danças do dragão e do leão. “Estamos felizes em participar dessa exposição”, ressaltou.

#PraCegoVer: Dragão utilizado na apresentação dos alunos na Abav 2019 (Foto: Gabriel Batalha/PMC)

Her explicou que a apresentação e divulgação de Taiwan “é importante para os taiwaneses, pois ainda existem muitos brasileiros que não conhecem o país”. Ele lamentou que o país não seja tão visitado pelos brasileiros, já que Taiwan possui ótimas relações comerciais e culturais com o Brasil.

O representante de Taiwan comentou sobre a importância de utilizar recursos para promover o turismo no Brasil. Um desses recursos seria a abertura do mercado para estrangeiros. “O Brasil é muito bonito, as pessoas são simpáticas, além de ter uma culinária muito boa”, ressaltou.

Empolgado, o professor “Ditinho” contou que a oportunidade de representar a cidade em um evento de grande dimensão “é algo extraordinário”. Ele disse que a cultura chinesa é muito especial e fascinante. “Trazer a cidade de Caraguatatuba para esse evento é muito importante para nós”, afirmou.

“Nossa participação foi inimaginável, já fui convidado e participei de vários eventos importantes nestes 30 anos de artes marcais, porém nada se compara a este, pra ser sincero me imaginei em Taiwan”, disse.  O professor também citou e agradeceu ao mestre Tsao que foi o responsável pelo convite e que divulga e ensina além das artes marciais, também a cultura aqui no Brasil há 37 anos.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba,  recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/04/2025
Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares

Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/04/2025
26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão

A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 28/04/2025
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba nesta quinta-feira
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba

Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025