Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente
Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente
Caraguatatuba mais uma vez é pioneira na região no atendimento à população idosa. Atualmente, o município possui uma instituição de longa permanência que acolhe idosos totalmente dependentes, que viviam em situações de violação de direitos, como vulnerabilidade, abandono, negligência e violência.

#PraCegoVer: foto de uma casa com piscina, com gramado na lateral e aos fundos dormitórios; (Fotos: Luis Gava/PMC)
Este tipo de acolhimento são para idosos com dependência Grau III, aqueles que não possuem condições de conviver no meio familiar e que necessitam de assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Uma conquista alcançada após anos de solicitações da equipe técnica atuante na área e sem sucesso. Nos últimos cinco anos, a maioria deste público ficava em hospitais ou continuavam sendo negligenciados em suas residências.
Com o serviço, o município poderá ofertar aquele idoso que não possui um bom prognóstico, uma finitude com dignidade, ou seja, proporcionará uma melhor qualidade de vida até os últimos dias de sua vida.

#PraCegoVer: espaço de refeição com várias mesas e cadeiras de madeira forradas com toalhas brancas com estampas e pequenos vasos de flor em cima. Ao fundo há um espaço de churrasqueira e forno a lenha de tijolos e decoração na parede; (Fotos: Luis Gava/PMC)
A parceria foi firmada com a Casa de Repouso CLAM, a única instituição que se enquadrava nos critérios estabelecidos para atender este público. Um investimento de R$ 273,5 mil para assistir seis idosos em um ano.
A instituição possui espaço ecumênico ou meditação, sala de reuniões, refeitório, cozinha, lavanderia, dormitórios com banheiros adaptados, área livre para convivência e desenvolvimento de atividades ao ar livre.
O quadro de colaboradores é composto por cuidadores de idoso, profissional para atividades de lazer, limpeza, alimentação, lavanderia e um responsável técnico.
A parceria é fiscalizada pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Saúde.
Veja Também Recentes
LDO 2026 e PPA 2026-2029 de Caraguatatuba são aprovados na Câmara Municipal
Os projetos de lei da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 de Caraguatatuba foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (30/9), na Câmara Municipal, no Centro. A Secretaria de Planejamento realizou três audiências públicas descentralizadas do Plano Plurianual
Caraguatatuba elege Miss e Mister Caraguatatuba 60 + em noite de gala
Atmosfera de glamour e gala com um toque de expectativa e muita animação deram o tom do Concurso Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba 2025, na Praça da Cultura, sexta-feira (3). Evento consolidado no calendário do município e sempre muito aguardado pela comunidade, que visa valorizar a beleza da maturidade
Inscrições para regente da Banda Municipal Carlos Gomes estão abertas até dia 7
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro para execução cultural de Regente-Gestor para conduzir a Banda Municipal Carlos Gomes, conforme o Plano de Trabalho de 2026. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no link linktr.ee/fundacc. Com carga
Futebol feminino Fut7 de Caraguatatuba conquista XI Copa das Minas de forma invicta
A equipe de fut7, Geração Independente, de Caraguatatuba, foi campeã da XI Copa das Minas, competição organizada pela Liga Taubateana de Futebol, realizada no ultimo domingo (5), em Taubaté. O título veio de forma invicta, com uma campanha impecável – cinco vitórias em cinco. O time marcou 10 gols e
Ópera Itinerante ‘Cinderela’ tem entrada franca em Caraguatatuba na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no próximo sábado (11), às 19h, a Ópera Itinerante ‘Cinderela’ de Pauline Viardot (1821 – 1910), com a Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de São Paulo. Sob regência de Fabrícia Medeiros e direção cênica de Julianna Santos, a obra tem entrada