Pesquisar No Site
Prata da Casa recebe grupo Maracatu Odé da Mata nesta sexta-feira
Prata da Casa recebe grupo Maracatu Odé da Mata nesta sexta-feira
No clima do Mês do Folclore, o projeto Prata da Casa desta sexta-feira (16/08), recebe na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto), a partir das 19h30, o grupo tradicional Maracatu Odé da Mata em uma linda apresentação musical, cheia de ritmo e dança.

#PraCegoVer: Integrantes do grupo tocam instrumentos no meio da rua
Durante a performance, o grupo também irá conversar sobre suas experiências, o trabalho desenvolvido, explicar um pouco sobre o que é o maracatu, sua história no Brasil e no Litoral Norte.
O Maracatu ou Maracatu de Baque Virado é uma manifestação popular da cultura brasileira originária do estado de Pernambuco e inserido no ciclo carnavalesco. Simboliza entre outras coisas, a coroação dos reis do Congo feita em forma de cortejo.
Antes restrito aos grupos pernambucanos tradicionais, atualmente o maracatu está difundido em diversas regiões do Brasil e do mundo. Os principais instrumentos utilizados em sua formação são: alfaias, gonguê, timbal, caixas, apito, ganzás e agbês.
O Maracatu Odé da Mata está em atividade desde 2013, foi fundado na cidade de São Sebastião e tem seu nome como uma homenagem criada a partir de uma saudação ao orixá Oxóssi, em menção à natureza exuberante da região, além do sincretismo religioso deste orixá que é também conhecido como São Sebastião, santo padroeiro da cidade onde o grupo se originou.
O Odé da Mata é um dos cinco grupos de maracatu do Litoral Norte e é o representante das cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. O grupo tem cerca de 20 integrantes e realiza apresentações e uma oficina gratuita no núcleo cultural do Barranco Alto, toda quinta-feira, das 20h às 22h.
Serviço
Prata da Casa com Maracatu Odé da Mata
Dia: 16/8, sexta-feira
Hora: a partir das 19h30
Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), s/n – Centro
Mais informações: (12) 3897-5660
Veja Também Recentes
Prefeitura divulga programação de julho da Operação Cata-Treco com mais de 30 bairros de Caraguatatuba
A Operação Cata-Treco da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre ruas de 33 bairros entre os dias 1º e 31 de julho. A iniciativa auxilia a população no descarte correto de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte. O cronograma (sujeito a alterações)
Desconto de 10% no pagamento à vista do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na segunda-feira
A cota única do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento (para profissionais autônomos estabelecidos ou não), com 10% de desconto no pagamento à vista, vence na próxima segunda-feira (13/7). Os carnês on-line estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na parte destinada
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (15). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Julho em Caraguá traz festivais gastronômicos, corrida e festa tradicional
A programação de julho em Caraguatatuba reúne eventos gastronômicos, esportivos e religiosos que movimentam diferentes regiões da cidade ao longo do mês. A agenda inclui festivais, corrida de rua e a tradicional Festa da Paróquia Santa Terezinha, com atrações voltadas a moradores e visitantes. A programação já começou com a
Exposição de Antonio Carelli reúne grandes nomes da arte em noite de abertura no museu
Os curadores da exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” reuniram na noite de abertura, na última sexta-feira (3), amigos e artistas que acompanharam e trabalharam com o mestre durante sua permanência em Caraguatatuba; Mieko Ukeseki e Mario, de Cunha (SP), Fabio Sapede, gravador, e Carminha Sapede, encadernadora,