Pesquisar No Site

Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem a inserir dados em software de geotecnologia

Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem a inserir dados em software de geotecnologia
Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem a inserir dados em software de geotecnologia

Cerca de 100 servidores de várias secretarias encerram mais uma capacitação sobre o Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) da Prefeitura de Caraguatatuba nesta quinta-feira (22/08), na EMEF Prof. Antônio Freitas de Avelar, no bairro Estrela D’Alva. O primeiro treinamento com os funcionários foi realizado na 2ª quinzena de julho. Durante a capacitação, os usurários produzem, editam e/ou criam informações geográficas em desenho CAD (Desenho Assistido por Computador) para o sistema.

#PraCegoVer Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba operando programa de geotecnologias no computador (Luis Gava/PMC)

A treinamento é ministrado por analistas de geoprocessamento da GeoPixel Soluções em Geotecnologias e TI. Esta etapa envolve os seguintes tópicos: selecionar o mapa base, edição, seleção de camada, snap, guias, desenho ponto a ponto, curva livre, vértice (remover, inserir e mover), geometria, aresta, aresta por distância, beiral, duplicar geometria, criação de guias aleatórias, unificação de geometria, desmembramento de geometria, exportação de geometria e confecção de memorial descritivo.

O programa consiste em um sistema de gerenciamento de dados geográficos e multifinalitários (Cadastro Técnico Multifinalitário – sistema de informações territoriais de um município) para as secretarias que necessitam de ferramentas de geolocalização, sensoriamento remoto, geoprocessamento e espacialização de informações. O investimento da Prefeitura de Caraguatatuba no software de geotecnologias por licenciamento perpétuo é de R$ 1,8 milhão.

 

Geotecnologias

#PraCegoVer Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba operando programa de geotecnologias no computador (Luis Gava/PMC)

As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar a coleta, o processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. O termo é utilizado para designar todas as etapas que envolvem o uso e a análise espacial de dados geográficos, assim como o compartilhamento dessas informações. Essas tecnologias, que envolvem hardware, software e peopleware (recursos humanos), podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.

Nas geotecnologias estão incluídas: topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS),  Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria

Tais geotecnologias podem ser utilizadas em diversas aplicações, como:

  • Planejamento – apoio na elaboração e revisão do zoneamento urbano (Plano Diretor); entendimento da ocupação do solo; controle de ativos públicos (postes, paradas de ônibus, placas, faixas e etc); levantamento e monitoramento de áreas edificadas; e mapeamento do patrimônio histórico.
  • Meio Ambiente – mapear, monitorar e controlar áreas ambientais; mapear e monitorar mananciais, APA, APP, Florestas; monitorar e controlar área de mapeamento e licenciamento ambiental.
  • Transportes: Planejamento, monitoramento e despacho de viaturas (apoio à Central de Operações) Controle da frota de ônibus (fluxo, comboio, rotas, paradas não permitidas, outros); Sistema de localização de rotas (pontos turísticos, órgãos públicos, shoppings, centros comerciais, indústrias, outros).
  • Defesa Civil – mapeamento e controle de áreas de risco; criação do plano geográfico de redução de riscos; mapeamento de voçorocas, deslizamentos e alagações; mapas para apoio à remoção de moradores em casos de incêndio, cheias de rios, alagações por chuva e outros.
  • Trânsito – mapear, monitorar e controlar o cadastro viário; mapear, monitorar e controlar fluxo e engarrafamento; e mapear, monitorar, controlar a realização de campanhas de conscientização de trânsito;
  • Infraestrutura – apoio em projetos de engenharia; modelo digital de terreno; mapas para controle e monitoramento de obras públicas; controle e monitoramento de drenagens.
  • Finanças – gestão de espaços; apoio na elaboração de planta genérica de valores (uso e ocupação); entendimento da distribuição residencial na superfície do município; e soluções para melhorar a dinâmica arrecadatória.
  • Educação – mapeamento de escolas nas áreas urbanas, rurais e ribeirinhas; plano de distribuição de equipamentos; e definição de áreas favoráveis a construção de escolas, creches e quadras de esporte.
  • Saúde – controle efetivo da distribuição de vacinas; mapeamento para controle de doenças infecciosas como: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS, dengue, Gripe A; mapeamento de área de abrangência do médico da família; e controle e monitoramento de ambulâncias.
  • Limpeza – aperfeiçoar, monitorar e controlar rotas de coleta de lixo; aperfeiçoar, monitorar e controlar a coleta de lixo hospitalar; e mapear igarapés para recolhimento de lixo; e mapear, monitorar, controlar e divulgar ações de capinação, pintura de rodapés, poda de árvores e mutirões de limpeza.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024