Pesquisar No Site

Carreta do Senai chega a Caraguatatuba para curso de lingerie

Publicado em: 02/08/2019
Destaques
Carreta do Senai chega a Caraguatatuba para curso de lingerie
Carreta do Senai chega a Caraguatatuba para curso de lingerie

Quando abrimos a porta da carreta do Senai, podemos enxergar um imenso espaço que traz a sensação de realização e o começo de um futuro promissor. As máquinas de costura com seus carretéis de linhas coloridas, que fazem a pessoa se perder, parecem não ter fim.

#PraCegoVer: Instrutora entrega apostila para aluna. A senhora, aluna, está sentada e usa uma camiseta lilás, ela tem cabelos curtos e usa óculos. A instrutora usa um avental de cor azul claro e segura às apostilas nas mãos.

Com essas sensações, 12 alunas iniciaram o curso de Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, nesta quinta-feira (01/08), na escola móvel do Senai, instalada ao lado da Secretaria de Turismo.

O espaço desenvolvido para as aulas é equipado com máquinas e vários utensílios próprios para costura. O curso é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Senai. Além de ser totalmente gratuito, tem como objetivo a capacitação, profissionalização e geração de renda.

No primeiro contato entre instrutora e aluno é sempre importante começar conhecendo um pouco mais sobre história e a “bagagem” que cada um traz para a aula, contou Adriana Lion Botelho, instrutora do curso. “Estou muito feliz com o que está acontecendo; sempre começo fazendo uma entrevista com as alunas, perguntando qual é história que elas trazem”, afirmou.

Adriana, que está no Senai há 19 anos, espera que as alunas terminem o curso com o objetivo de abrir o próprio negócio ou fazer prestação de serviço. “Dá muito orgulho de ouvir alguém dizendo que abriu o próprio negócio depois do curso; isso é gratificante”, ressaltou a instrutora.

#PraCegoVer: Joelita à direita e Ana Célia à esquerda sentadas se apresentando à instrutora Adriana. Nesse momento, elas contam um pouco mais de sua história (Foto: Luís Gava/PMC)

Dona Joelita Marques de Souza, de 69 anos, tem uma história muito interessante com outra aluna do curso, Ana Célia Ramos de Paiva, de 41 anos. As duas têm mais de 15 anos na área da costura. A história delas começou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), quando uma funcionária apresentou Dona Joelita para Ana Célia. As duas se inscreveram juntas e conseguiram a vaga.

Ana Célia disse que costura de tudo um pouco, faz reforma e que “a temporada é a melhor época para vender peças moda praia”. Joelita contou que seu sonho era fazer um curso como esse. “Existe muita técnica para fazer um bom biquíni; precisamos fazer biquínis de boa qualidade”, disse.

Na próxima aula, iniciam as aulas práticas com modelagem e montagem. O curso tem carga horária de 160 horas, encerrando no dia 30 de agosto.

Até o fim do ano serão promovidos mais cursos de qualificação gratuitos, nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, náutica e têxtil e serão anunciados de acordo com a programação do Senai.

As inscrições sempre são divulgadas por meio do site e facebook da Prefeitura de Caraguatatuba ou do Fundo Social: https://tinyurl.com/y4pvu4bx.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024