Pesquisar No Site
Atleta por um dia; alunos aprendem lição de superação com paratletas de Caraguatatuba

Atleta por um dia; alunos aprendem lição de superação com paratletas de Caraguatatuba
Os alunos do 5º ano da EMEI/EMEF João Baptista Gardelin, do bairro Poiares, participaram de uma atividade um tanto quanto diferente nesta terça-feira (27/08). Cerca de 80 crianças (com idades entre 10 e 12 anos) partilharam de uma vivência paralímpica do atletismo adaptado da Secretaria de Esportes e Recreação, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).

#PraCegoVer: Paratleta demonstra para os alunos como funciona a movimentação dos braços e a posição correta de se estar em cima da cadeira de rodas. Ela usa uniforme da equipe de esportes de Caraguatatuba. Os alunos prestam a atenção em Josiane (Foto: Luís Gava/PMC)
A ideia da atividade partiu de dentro da sala de aula. A professora Sarah Carvalho participava de uma interação com os alunos e perguntou se existia a possibilidade de alguma pessoa com deficiência ser atleta e disputar campeonatos. Para a surpresa da professora, a maioria disse que “não”.
A partir desta resposta e com a conscientização da Semana de Educação Infantil e Prevenção às Deficiências, promovida entre os dias 19 e 23 de agosto pela Prefeitura de Caraguatatuba, Sarah entrou em contato com o departamento de esportes adaptados, para que as crianças pudessem visitar o local de treinamento dos atletas.
“É muito importante para os alunos que eles vejam que mesmo com alguma limitação, é possível ser um competidor, ser um atleta”, afirmou a professora. Ela ainda acrescentou “É um estímulo a mais para os atletas e uma lição para os alunos”, ressaltou.

#PraCegoVer: A aluna Mayra Ribeiro está em cima da cadeira de rodas adaptada para corrida. Ela usa camiseta do uniforme do município, está com os cabelos amarrados e usa óculos. Ao lado dela, o técnico Rodrigo Brandt supervisiona a aluna. Ele usa o uniforme da equipe de esportes de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
Os alunos puderam experimentar os equipamentos de corrida que os atletas usam em competições. O técnico da equipe, Rodrigo Brandt, achou a experiência incrível. “Eles disseram que iam disputar com os meus atletas. A experiência serve como integração, permite que as crianças vejam a superação dos atletas e que é vejam que é possível sim, realizar as atividades do atletismo”, acrescentou.
As crianças puderam experimentar a sensação de lançar um disco, arremessar o peso e jogar dardos, sempre com a fiscalização dos professores e técnicos presentes no local. Elas ainda fizeram pequenas provas de corridas e assistiram uma demonstração da atleta Josiane Nowacki. A atleta possui uma limitação na perna e pratica corrida com cadeiras de rodas adaptada.
Na demonstração, Josiane respondeu vários questionamentos e curiosidades dos alunos. Para a atleta “sempre é muito bacana estar com as crianças. Elas aprendem muito em encontros como esse”, disse Josi.
A atleta contou que o atletismo deu a ela uma nova razão para viver. Há dois anos se dedica ao esporte e garante que sua vida foi transformada pelo atletismo. “Eu tinha depressão, mas vi a minha vida se transformar de uma maneira incrível”, completou.
Se de um lado professores, técnicos e atletas estão felizes com a experiência, com os pequenos também não poderia ser diferente. Mayra Ribeiro Silva, de 10 anos, pode experimentar a sensação de estar sentada em uma cadeira adaptada para corrida.
A aluna contou que a sensação é “da hora!”. “Muito legal, gostei muito; é bom poder estar aqui hoje”, disse Mayra, que também teve que realizar um esforço para conseguir movimentar o equipamento. O exercício exigiu concentração, equilíbrio e um bom posicionamento do corpo. “É muito difícil!”, disse.
A Prefeitura de Caraguatatuba apoia e investe em atletas com deficiência (ACD’s) para que eles sejam reconhecidos e ganhem visibilidade não só na cidade, mas em todo o país.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo