Pesquisar No Site
2 mil moradores do empreendimento “Nova Caraguá II” receberão cursos de geração de renda por um ano
2 mil moradores do empreendimento “Nova Caraguá II” receberão cursos de geração de renda por um ano
A manhã deste sábado (10/08) foi agitada para mais de 2 mil moradores do empreendimento habitacional “Nova Caraguá II”, no bairro Travessão.

#PraCegoVer: prefeito em cima do palco, fala ao microfone; junto dele representantes do Sesi, duas mulheres e um homem, e ao lado a primeira dama; ao fundo banner do SESI nas cores vermelho e branco; (Foto: Luis Gava/PMC)
Em parceria com o SESI, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o projeto de desenvolvimento socioterritorial para oferta de 37 cursos de geração de renda, às 730 famílias do residencial.
A cerimônia de abertura realizada no Ciase Travessão, contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; da diretora da SESI, Roberta Borrego; da gerente administrativo do SESI – SJC, Mara Rubia Bieging; do diretor do SESI de Mogi das Cruzes, Guarulhos e Suzano, Alexandre Conte e da coordenadora de projetos habitacionais da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, Fernanda de Andrade Cassiano, além de toda equipe envolvida.

#PraCegoVer: três mulheres sentadas com camiseta vermelha realizando inscrição das população; na frente uma mulher em pé de vestido conversa com elas; (Foto: Luis Gava/PMC)
Roberta Borrego destacou que a ação especial promovida pela Prefeitura, além de ser importante, acrescenta qualidade ao espaço para todos. “Os cursos de culinária, por exemplo, além de promoverem a geração de renda, acrescenta a importância de consumir alimentos com valores nutricionais. Parabéns Prefeitura por esta atenção com a população”, disse a diretora do SESI.
O prefeito Aguilar Junior disse ser uma alegria promover o evento, ainda mais em um dia tão bonito. “Parceria que gera oportunidades, ainda mais trabalhando o empreendedorismo dos alunos, só reforçam o cuidado especial que temos com a população, além de incentivar a integração entre os vizinhos e amigos do residencial”, destacou.
As vizinhas Tatiani Cascardo, Solange Guedes e Maria dos Santos foram as primeiras a se inscreverem para os cursos de culinária e empreendedorismo, e estavam muito animadas para o início das aulas. Tatiani contou que a iniciativa do projeto foi maravilhosa. “Estávamos precisando que olhassem por nós, agora nos sentimos importantes”, contou emocionada.

#PraCegoVer: meninos jogam futebol de sabão em brinquedo inflável; (Foto: Luis Gava/PMC)
Durante o evento, as crianças puderam brincar nos brinquedos infláveis, como futebol de sabão, escorregador, piscina de bolinhas e cama elástica. Também teve esculturas em balão itinerante, oficina de pintura de rosto, pipa, brincadeiras esportivas e com palhaços, além de pipoca e algodão doce.
Em uma unidade móvel, foi realizado o primeiro curso para 50 alunos sobre culinária gourmet, com as oficinas de biscoito amanteigado e suco de melancia com água de coco.
A abertura foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Habitação e SESI, com apoio das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde (SAMU), Polícia Militar e Fundacc.
Cursos – Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, das 8h às 17h, no Ciase Travessão haverá inscrições para os cursos de agosto a setembro, voltados apenas aos moradores do empreendimento “Nova Caraguá II”.
São eles: Negociação Criativa, Como atender clientes, Marketing e Vendas para negócios sociais, Empreendedorismo, Noções de Hotelaria, Administre seu dinheiro de forma consciente, Comunicação nas Relações Interpessoais, Postura profissional no ambiente de trabalho, Hortas verticais, Cupcake doce e salgado, Bolo no pote, Doces e sobremesas, Hambúrguer gourmet, Marmitinha, Pães Caseiros, Sopas e Caldos e Aproveitamento Integral dos Alimentos.
Interessados devem procurar o Ciase e apresentar documento com foto e comprovante de endereço. O Ciase está localizado na Rua Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100 – Travessão.
Veja Também Recentes
Pai e filho se qualificam juntos e estão entre os 33 formandos do Profissionaliza Caraguá
Trinta e três alunos concluíram cursos gratuitos de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split e Carpinteiro de Obras, oferecidos pelo programa Profissionaliza Caraguá, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo. A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Porto Novo, na
Prefeitura capacita 2,6 mil servidores da rede de ensino de Caraguatatuba em curso de Primeiros Socorros
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu o curso de Primeiros Socorros para 2.600 servidores da rede de ensino, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de aluno e gestores das 64 unidades escolares do município, entre julho de 2025 e outubro de 2026. O treinamento
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (9/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 67ª convocações do Edital 003 (da ordem
Caraguatatuba finaliza ação de cadastramento e selagem de imóveis no Perequê-Mirim
O Governo Municipal de Caraguatatuba concluiu, na última terça-feira (27), o levantamento socioassistencial no bairro Perequê-Mirim, com o encerramento da ação de identificação de famílias, cadastramento e selagem de imóveis no Núcleo Vila Rica. Nesta última etapa, as equipes percorreram as ruas para identificar os moradores e coletar informações sobre
Prefeitura de Caraguatatuba regulariza 79 lotes do Núcleo Paulino Ferreira no Perequê-Mirim e entrega títulos
Moradores do Núcleo Paulino Ferreira, Quadra B, no bairro Perequê-Mirim, receberam títulos de regularização fundiária durante a solenidade realizada na quinta-feira (22), na EMEF Profª Jane Urbano Focesi. Ao todo, foram regularizados 79 lotes pela equipe da Secretaria de Habitação, que iniciou os trabalhos junto aos moradores em maio deste