Pesquisar No Site

1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte

1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte
1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte

Mais de 200 pessoas discutiram na noite da última sexta-feira (23/08), sobre dependência química no Litoral Norte, durante o 1º Evento Regional de Combate às Drogas, promovido no auditório do Centro Universitário Módulo, no Centro, em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: oito pessoas compõem a mesa de autoridades durante abertura do evento; há cinco homens e três mulheres (Fotos: Luis Gava/PMC).

O encontrou reuniu participantes das quatro cidades do Litoral Norte, com representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor Exigente (AE), comunidade Restitui, funcionários públicos e profissionais da área, Poder Legislativo e comunidades em geral.

O evento teve abertura do Coral Água Viva, seguido de palestras sobre diversos assuntos relacionados à dependência química, com objetivo de informar sobre a prevenção das drogas no Litoral Norte e também no país.

O presidente da Comunidade Restitui, Evair Ribeiro falou sobre o trabalho da instituição com acolhimento e tratamento de dependentes químicos. “Há cinco anos temos uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Governo Federal e só com a união de esforços podemos combater este problema. Requer muita dedicação e amor, mas com apoio de todos, nosso trabalho tem dado resultado”, destacou.

#PraCegoVer: foto em destaque para o secretário nacional, vestido de terno preto, camisa e gravata azul, cabelo e barba preta (Fotos: Luis Gava/PMC).

O secretário de desenvolvimento social e cidadania, Jonas Fontes, ressaltou a importância do município ser anfitriã de um evento que leva uma importante informação e esclarecimento à população. “Um trabalho honroso, que cada vez tem mais envolvimento e apoio do Poder Público junto às entidades de atuação. Parabéns por se envolverem neste assunto”, disse.

O evento também contou com a palestra do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Drº Quirino Cordeiro, que abordou sobre a Política Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas, Lei de Drogas, Novas Estruturas e Ações do Governo Federal na Área de Drogas.

Os trabalhos seguiram com a palestra “A doença na Dependência Química”, da médica psiquiatra, Drª Silvia Regina Scolfaro, pós-graduada em Dependência Química; e com a socióloga Katia Isikawa, coordenadora da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, que abordou o tema “Comunidade Terapêutica e a Nova Política de Drogas”.

O presidente do grupo Amor Exigente, Miguel Torterelli, explicou sobre o trabalho desenvolvido com dependentes químicos. Em Caraguatatuba, o grupo Amor Exigente se reúne toda segunda-feira, às 20h, no Ciapi, no Jardim Jaqueira.

O grupo atua com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!

O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com o grupo Amor Exigente (AE) e apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.

A Comunidade Restitui foi fundada em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de promover cuidados para a vida, recuperando pessoas do uso e abuso de álcool e drogas, reintegrando-as na sociedade.

O coordenador da Restitui, Ricardo Moura, explicou que também acolhem as pessoas afetadas pelo uso de substâncias psicoativas voluntariamente, com orientações a cerca do problema acarretado pelo uso de drogas, assim como seu processo de tratamento e prevenção. “Em um diagnóstico de seis meses foram realizados 167 tratamentos”, contou.

A Comunidade fica localizada na Avenida Antonio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – antiga Estrada do Canta Galo – Sumaré.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024