Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba estuda construção de recifes artificiais no Massaguaçu

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba inicia processo para construção dos recifes artificiais no Massaguaçu
Prefeitura de Caraguatatuba estuda construção de recifes artificiais no Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba protocola neste mês de agosto, um projeto de construção de recifes artificiais na Praia do Massaguacu (localizada na Região Norte), na Superintendência Regional do Patrimônio da União (SPU).  Representantes de diversas secretarias trataram da proposta na última quinta-feira (26/7), em São Paulo.

#PraCegoVer: Secretários Pedro Ivo de Sousa Tau (Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e de Administração), Leandro Borella (Obras Públicas e Urbanismo) e Marcel Giorgetti (Meio Ambiente e Serviços Públicos) em reunião com o superintendente da SPU, Denis Fabrisio, para tratar dos recifes artificiais do Massaguaçu

Coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, o projeto tem como objetivo conter a erosão provocada pela maré na orla da praia, impedir a pesca de arrasto no local, preservar a fauna e flora marinha e impulsionar ainda mais o turismo na região, fomentando a prática do surf tendo em vista que o recife artificial gerará ondas de qualidade e nível profissional.

Os secretários Pedro Ivo de Sousa Tau (Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e de Administração), Leandro Borella (Obras Públicas e Urbanismo) e Marcel Giorgetti (Meio Ambiente e Serviços Públicos), acompanhados da assessora de governança, Roberta Franzolin, e do assessor jurídico, Diogo Rossi, se encontraram com o superintendente substituto da SPU em São Paulo, Denis Fabrisio de Oliveira Selymes, que manifestou apoio à instalação de recifes artificiais no Massaguaçu.

#PraCegoVer: Vista aérea da Praia do Massaguaçu, na Região Norte de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

De acordo com o secretário de Planejamento e de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, o projeto dos recifes artificiais será protocolado na Superintendência Regional do Patrimônio da União no próximo mês. “Assim que tivermos a autorização da SPU para dar andamento na proposta, buscaremos os licenciamentos nos órgãos competentes estaduais e federais. O superintendente da SPU, Denis Fabrisio, considera a baía do Massaguaçu um local ideal para construção de um arrecife artificial em função da potência da ondulação e linearidade da praia, fatores que contribuem para a instalação da estrutura. Sem contar que já existem estudos sobre o tema na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de São Paulo”, destaca.

Para o secretário, além de combater a erosão na orla do bairro e proteger o ecossistema marinho, a estrutura submersa também vai impulsionar a economia e o turismo da região. “Com a construção dos recifes artificiais, Caraguatatuba estará inserida no cenário do surf mundial, como as cidades de São Sebastião, em função da praia de Maresias, e Ubatuba, a ‘Capital do Surf’, que recebem grandes eventos da modalidade e revelaram atletas de renome internacional, como Gabriel Medina, Felipe Toledo e Wiggolly Dantas. O prefeito Aguilar Junior pediu total empenho nesse projeto que é uma reivindicação antiga dos esportistas da nossa cidade”, concluiu.

#PraCegoVer: Etapa do Campeonato Municipal de Surf realizada em 2018, na Praia do Massaguaçu (Foto: Luis Gava/PMC)

Após a aprovação da proposta por todos os órgãos competentes, a Prefeitura de Caraguatatuba lançará um edital de chamamento público de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, instituiu o Procedimento de Manifestação de Interesse Social como instrumento por meio do qual as organizações da sociedade civil, movimentos sociais e cidadãos podem apresentar propostas ao poder público para que este avalie a possibilidade de realização de um chamamento público objetivando a celebração de parceria.

O recife artificial é uma estrutura marinha que dissipa a energia da onda a partir do momento em que a ondulação passa em cima dela. Dessa forma, ondas chegam à beira com menos intensidade.

A Praia do Massaguaçu (“grande massa d’água”, em Tupi-guarani) é uma praia de tombo, areia grossa e com ondas fortes, boas para a prática do surf. O local também recebe torneios de pesca estaduais e nacionais.

O Ministério do Planejamento é responsável pela gestão do patrimônio da União.  A Secretaria do Patrimônio da União é o órgão que autoriza a ocupação dos imóveis públicos federais, estabelecendo diretrizes para permissão de uso, promoção, doação ou cessão gratuita, quando houver interesse público. É responsável também pela gestão dos terrenos de marinha e o controle do uso dos bens de uso comum do povo, entre outras atribuições.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Adquira os convites do concurso “Miss e Mister Melhor Idade 2019” a partir de segunda-feira (16/09)
Adquira os convites do concurso “Miss e Mister Melhor Idade 2019” a partir de segunda-feira (16/09)

Caraguatatuba promove em sua sexta edição, um concurso de beleza e simpatia que escolhe entre 35 candidatos, o “Miss e Mister Melhor Idade 2019”. Quem quiser prestigiar este show, poderá adquirir os convites, a partir da próxima segunda-feira (16/09). Para garantir o ingresso, os interessados deverão procurar a Secretaria dos

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/09/2019
Caraguatatuba intensifica capacitação de Agentes Comunitários de Saúde
Caraguatatuba intensifica capacitação de Agentes Comunitários de Saúde

Desde meados de agosto, 55 agentes comunitários de Saúde (ACSs), da Prefeitura de Caraguatatuba, realizam curso de atualização com foco na reflexão sobre o processo de trabalho e suas possíveis intervenções nas Equipes de Saúde da Família (ESF). O curso segue até março de 2020, com carga horária de 400

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 23/08/2019
Comissão Municipal Setorial de Música realiza eleição para escolher novo coordenador
Comissão Municipal Setorial de Música realiza eleição para escolher novo coordenador

A Comissão Municipal Setorial de Música realiza no próximo dia 2 de outubro, às 20h, a eleição de seu novo coordenador.  A reunião será realizada no auditório Maristela de Oliveira. Estão convocados todos os membros, entre estes, os interessados em concorrer à função de coordenador da comissão. A primeira chamada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/09/2019
Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência
Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Em alusão a 7ª Semana de Prevenção às Deficiências, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realizou nessa quinta-feira (22/08), palestra e vivência em grupo abordando o tema “Vivendo a Experiência da Deficiência Visual”. A palestra, realizada na sala de cinema do CIAPI, contou

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 22/08/2019
Idosos e pessoas com deficiência do Ciapi visitam exposição de flores em Holambra
Idosos e pessoas com deficiência do Ciapi visitam exposição de flores em Holambra

Desfrutar de momentos descontraídos e próximos da natureza. Foi assim que mais de 100 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) aproveitaram a última sexta-feira (13), em visita ao município de Holambra (SP). A cidade é considerada a capital nacional das flores e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 16/09/2019