Pesquisar No Site

Palestra sensibiliza pais de autistas

Palestra sensibiliza pais de autistas
Palestra sensibiliza pais de autistas

O que mais posso fazer pelo meu filho? Com este pensamento, diversos pais de autistas receberam orientação por meio da capacitação “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, na manhã desta quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: pessoas sentadas em cadeiras de plástico verdes, enquanto palestrante está em pé na frente; (Foto: Marina Larcher/PMC)

Segundo o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, a capacitação serviu como uma troca de experiências familiares, vivência, além de cada um conhecer mais sobre a história do outro.

O encontro direcionado pela palestrante Paloma Leal Rocha também contou com a presença de representantes do Grupo de Mães de Autistas de Caraguatatuba (GMAC) e seguiu como um bate-papo de mãe para mães, já que Paloma também tem um filho com autismo.

Para a palestrante, a dificuldade no dia a dia acontece com todo mundo, não é fácil, mas dedicando um pouco por dia, é possível ver e reconhecer a evolução da criança. “Todos são passíveis de evoluir e melhorar, e quanto mais cedo começar o estímulo, melhor”, explicou Paloma.

#PraCegoVer: pessoas sentadas de costas em cadeiras de plástico verdes, enquanto palestrante está em pé na frente; há um telão projetor com apresentação de slides; há duas fileiras de cadeiras. (Foto: Marina Larcher/PMC)

“Nós mães precisamos criar um vínculo com nossos filhos para adquirimos importância e vantagem. Programe atividades curtas: entre uma atividade e outra explore os lados e ambientes, de acordo com os estímulos; crianças autistas aprendem muito mais sobre o ambiente do que demonstram. Elas entendem muito mais do que a gente imagina”, acrescentou Paloma.

Mãe do Thomaz, Tarcila Nardi, conta que o filho está com 14 anos e só foi diagnosticado com autismo há um ano. “Dos cinco aos 13 anos meu filho recebeu diversos diagnósticos, a partir do momento que eu soube o que ele realmente tinha, foi um alívio, pois hoje sei como trabalhar com ele da maneira correta”, contou.

Tarcila ainda acrescentou que por meio da palestra pode observar diversos fatores que já praticava do seu jeito sem saber se era correto ou não, apenas pelo instinto materno de proteção. Ela disse que agora também pode incluir hábitos novos na rotina. “Ainda há muito que melhorar, mas só com a nossa dedicação, vamos poder desenvolvê-los. É um passo, uma vitória de cada vez”, concluiu.

Com o pensamento “o que mais posso fazer pelo meu filho?”, a palestrante destacou os seguintes tópicos: estar emocionalmente disponível; conectar-se à criança; desligar os celulares à noite para evitar distrações; ensiná-lo a dizer “olá” quando chegar e “tchau” quando sair; reconhecer e gerenciar suas frustrações e raiva; ensinar a agradecer, a reconhecer e pedir desculpas; seja modelo de tomada de decisões.

Com dedicação e carinho não é tão difícil cuidar de um filho com autismo. De qualquer forma, é importante não ter vergonha de pedir ajuda e nada melhor do que buscar a experiência de outros pais e profissionais que lidam com o autismo. Para isso, a Sepedi está à disposição para ajudar qualquer família com orientações e cuidados.

 

Sepedi – Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira, telefone: (12) 3886-3050.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024