Pesquisar No Site

Guarda Mirim de Caraguatatuba visita o 2° Batalhão de Choque em São Paulo

Publicado em: 25/07/2019
Destaques
Guarda Mirim de Caraguatatuba visita o 2° Batalhão de Choque em São Paulo
Guarda Mirim de Caraguatatuba visita o 2° Batalhão de Choque em São Paulo

A Guarda Mirim de Caraguatatuba esteve nesta segunda-feira (22/07),  no Batalhão de Choque da Polícia Militar em São Paulo. A visita foi realizada sob a coodenação do diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza. Participaram 54 aspirantes à carreira militar, que fizeram diversas atividades durante o dia todo.

#PraCegoVer:Policial militar da ROCAM entre duas motos explicando sobre seu trabalho, à sua frente estão os Guardas Mirins(Foto:Lais Fontes).

A visita teve a finalidade de mostrar um pouco da carreira militar e como funcionam os batalhões. A equipe foi recebida pela Tenente Jéssica Regina de Oliveira, que juntamente com o Tenente Bruno Cesar, ministrou uma palestra sobre a história e trabalhos realizados pelo 2° Batalhão de Polícia de Choque – Batalhão Anchieta, e meios de ingressar na carreira militar.

Segundo Ana Beatriz dos Santos, aspirante Marcondes, de 16 anos, participar do evento foi decisivo para ela, pois sempre quis seguir nessa carreira. “Vim com o objetivo de aprender coisas novas que eu possa utilizar no futuro já que pretendo ir para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército”, explicou.

# PraCegoVer:Guardas Mirins uniformizados vendo artefatos antigos nos tuneis da Rota(Foto:Lais Fontes).

Durante a palestra, o Tenente Bruno Cesar, apresentou também algumas situações reais que podem acontecer durante o trabalho e como agir, por exemplo, em casos de manifestações. Estar concentrado e manter a postura é essencial, pois as manifestações podem ou não ser pacífica e medidas precisam ser tomadas. “Nós respondemos por igual, a partir do momento em que eles quebram a ordem estabelecida, você tem que responder à altura”, esclareceu.

Após a palestra, a equipe de aspirantes conheceu de perto o sistema da Rocam, programa de policiamento com motocicletas, e tiveram a oportunidade de aprender mais, tirar dúvidas e puderam até andar nas motos. A visita, no entanto, foi breve, pois logo em seguida a turma foi levada ao Quartel da Luz, também conhecida por Mansão da Rota.

O Quartel, famoso por ser o maior batalhão da polícia militar no Brasil, possui diversos túneis subterrâneos que virou um museu aberto para visitação. Os aspirantes puderam andar por lá e descobrir diversas coisas antigas como equipamentos de proteção e artefatos militares.

#PraCegoVer: Guardas Mirins uniformizados acariciam cavalo(Foto:Lais Fontes).

O regimento da Polícia Montada, a Cavalaria da PM, também foi um dos lugares em que a Guarda Mirim foi conhecer. Aproveitaram para chegar perto dos cavalos e entender a importância dos cuidados com os animais.

A carreira militar é cheia de possibilidades e a oportunidade de visitar um pouco desse meio pode contribuir para a formação dos alunos que estão ingressando nessa área. Mas, segundo o Cabo Barbosa, que guiou a expedição pela Mansão da Rota, é preciso criar objetivos e correr atrás com determinação. “A gente não tem sonhos, tem metas. O sonho acaba quando a gente acorda.”.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de rua bloquetada no Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de rua bloquetada no Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço nessa segunda-feira (29) é a rua Placidina Ferreira dos Santos, no bairro Porto Novo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024