Pesquisar No Site
Famcal promove integração com alunos do Cide Tinga e participa do 4º Concurso de Bandas e Fanfarras em Santos

Famcal promove integração com alunos do Cide Tinga e participa do 4º Concurso de Bandas e Fanfarras em Santos
No último fim de semana (06/07), a Fanfarra Municipal Comunidade Alaor de Caraguatatuba (Famcal) realizou uma integração entre alunos da Fanfarra do Cide do Tinga, Profª Maria Aparecida de Carvalho, na Sede da Famcal no Travessão. E participou no domingo (07/07), do 4° Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras que aconteceu em Santos, no qual o grupo representou a escola Alaor e a cidade de Caraguatatuba levando para casa o 2° lugar.

#PraCegoVer: Várias cadeiras brancas de plásticos estão posicionadas em círculo e vários alunos, tanto da fanfarra do Cide Tinga quanto da Famcal estão sentados na frente de partituras segurando alguns instrumentos. No centro o professor Marcos ministra algumas atividades. (Fotos: Divulgação/PMC)
Segundo o instrutor e coordenador da fanfarra, Marcos Silveira dos Santos, o evento realizado no sábado para os alunos da Fanfarra da escola Emef Profº Alaor Xavier Junqueira e Cide do Tinga que é dirigida pelo professor Eduardo Frois, foi uma grande oportunidade para ambas as escolas trocarem experiências, músicas, partituras e se conhecerem. As atividades aconteceram durante toda a manhã. “Nossa escola já estava querendo realizar essa interação com a Fanfarra do Cide Tinga há bastante tempo e vimos nesse evento à oportunidade de aprendermos com eles e passarmos o que sabemos. Foi muito bom e todos aprenderam muito.”, afirmou Marcos Silveira.
A fanfarra

#PraCegoVer: O grupo está se apresentando e posando para a foto. Na frente de todos, dois alunos seguram o brasão da Famcal. (Fotos: Divulgação/PMC)
No domingo, com muita animação o grupo Famcal acordou cedo para participar do 4° Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras que foi realizado em Santos. A Famcal, grupo com apenas cinco meses na nova categoria de Banda Marcial, teve uma grande experiência no concurso ao competir com diversas equipes de fanfarras diferentes que tinham até mais experiência e tempo de formação. Segundo Marcos, conseguir o 2º lugar fortaleceu ainda mais a grupo que ficou orgulhoso da colocação.
Marcos reforçou ainda: “Com esse evento, eu pude perceber que estamos no caminho certo. Cada integrante da fanfarra está muito empenhado e comprometido com fazer o melhor e foi o nosso melhor que mostramos na competição, mesmo em meio a grandes concorrentes. Temos também uma grande pessoa do nosso lado o maestro da nossa Banda, Jesus Salatiel, que guia toda a equipe.”.
O 4º Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras foi realizado no bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. Competiram 26 da Baixada Santista, Litoral Norte Paulista e Grande São Paulo.
As disputas ocorreram nas categorias Banda de Percussão Sênior, Banda Marcial Infantojuvenil, Livre Sênior e Banda Marcial Sênior. A categoria Infantojuvenil contempla jovens com até 18 anos completos este ano. Já a Sênior é destinada a pessoas com mais de 18 anos.
Os grupos foram avaliados por júri especializado nos quesitos: Apresentação, Aspecto Musical, Linha de Frente, Baliza e Mor. A premiação ocorreu por volta das 14h30.
A participação da Famcal no Concurso se deu por meio da parceria com a prefeitura de Caraguatatuba e Secretaria de Educação. “Agradecemos o apoio constante do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação, Márcia Paiva, às equipes gestoras do Ciase Travessão e da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, e especialmente aos alunos e pais”, declarou Marcos.
Para participar da Famcal:
Ainda estão abertas vagas para participar da Fanfarra Famcal, no Ciase Travessão. Não há idade mínima para começar a fazer parte, a única exigência é estudar em escola da rede municipal de ensino e ser alfabetizado. E não é necessário ter experiência com algum instrumento.
As vagas disponíveis são: baliza, corpo musical, corpo coreográfico e guardas de honra.
As inscrições podem ser realizadas as segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, no Ciase do Travessão; o interessado deve ter em mãos o RG pessoal e dos pais/responsáveis, além do cartão SUS e comprovante de residência.
Veja Também Recentes

Basquete Feminino Sub-14 de Caraguatatuba conquista 3º lugar na Região III da Federação Paulista
A equipe sub-14 feminina de Caraguatatuba conquistou a medalha de bronze na competição da Região III da Federação Paulista de Basketball. O resultado foi alcançado no último sábado (4), em Taubaté, após vitória sobre o Instituto Brazolin, de São Bernardo do Campo, por 31 a 23. As meninas de São

Inscrições das 20 vagas de guarda-vidas temporários do Estado para Caraguatatuba seguem até dia 20
Homens e mulheres, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo, podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) da Operação Praia Segura 2025-2026 em Caraguatatuba. As inscrições seguem até o dia 20 de

45ª Exposição de Orquídeas Caraguatatuba recebe visitantes de cinco estados
A 45ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba encantou moradores e turistas no último fim de semana (10 a 12). De acordo com a Secretaria de Turismo, mais de 1 mil visitantes de 43 cidades e cinco estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul

Palestra sobre Muralismo da América Latina com pesquisadora Iara Machado é neste sábado
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (4/10), às 16h, a palestra ‘Os Muros Gritam – O Muralismo da América Latina’, com a pesquisadora Iara Machado. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Na palestra, a especialista em Arte e Cultura da América

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições
Os visitantes do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba podem aproveitar uma programação especial nas próximas semanas. Com rodas de conversa e diversas exposições abertas ao público, as atividades buscam valorizar a educação ambiental, a cultura caiçara e o protagonismo de iniciativas locais voltadas à preservação da natureza. No