Pesquisar No Site

Caraguatatuba é contemplada com o Selo Intermediário “Amigo do Idoso”

Destaques
Caraguatatuba é contemplada com o Selo Intermediário “Amigo do Idoso”
Caraguatatuba é contemplada com o Selo Intermediário “Amigo do Idoso”

Com uma população de mais de 15 mil idosos, Caraguatatuba recebeu oficialmente neste sábado (20/07), em Campos do Jordão/SP, o Selo Intermediário de município “Amigo do Idoso”. O título foi entregue ao prefeito Aguilar Junior pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria.

#PraCegoVer: prefeito posa para foto com secretários; (Foto: Augusto Melo/PMC)

A obtenção do Selo prova que Caraguatatuba adota e executa integralmente ações de políticas públicas e de melhorias no atendimento ao idoso. Atualmente é a única cidade do Litoral Norte a alcançar o programa.

A meta é que, em breve, receba o Selo Pleno, conquistado apenas por duas cidades de pequeno porte do interior de São Paulo, Pedreira e Ribeirão Grande. Dos 641 municípios do Estado de São Paulo a aderirem ao Programa, 278 possuem o Selo Inicial e 14 possuem o Selo Intermediário, sendo um deles Caraguatatuba.

O Selo Amigo do Idoso foi criado com objetivo de estimular os municípios e entidades públicas da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo Idoso.

O Selo certifica os municípios paulistas, de acordo com boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas referenciadas pela Comissão Intersecretarial do Programa.

Para aderir ao Selo Intermediário foi necessário realizar diversas ações, como Cadastro dos idosos no CadÚnico; Programa de Qualificação e Formação dos funcionários envolvidos no transporte público; Representantes idosos nos Conselhos Municipais da Assistência Social e Saúde.

#PraCegoVer: foto mostra vários idosos sentados. (Foto: Augusto Melo/PMC)

Além de desenvolver ações para ampliar a cobertura dos idosos que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS; ações de saúde ocular, auditiva e bucal para idosos; fiscalização das Instituições de Longa Permanência; atendimento domiciliar para idosos, dentre outros.

O município contemplado com o Selo Pleno “Amigo do Idoso” poderá receber recursos financeiros para financiar a construção de Centros Dia e Centros de Convivência, um incentivo de aproximadamente R$ 750 mil.

Na ocasião, o governador João Doria parabenizou o município pelas ações de respeito à cidadania da terceira idade. “Parabéns por este trabalho excepcional com a terceira idade, principalmente por entender a dimensão humana que é a gestão pública da sociedade”, destacou.

Dados do último censo apontam um alto crescimento de idosos em Caraguatatuba. Em 2000 eram 6.296 idosos; em 2018 quase 15,5 mil, representando 13,6% da população.

Uma projeção para 2050 mostra que a cidade terá quase 36 mil idosos para uma população de 134 mil moradores, registrando 26,5% do número de idosos. A pesquisa aponta também que terá mais idosos do que jovens.

Municípios que desenvolvem ações baseadas no conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde (proteção, educação, saúde e participação da população idosa), mostra uma gestão que se preocupa com o futuro. É dar oportunidade ao idoso continuar contribuindo com a sociedade.

O prefeito Aguilar Junior reforçou a importância de receber este título. “É nossa gestão com a responsabilidade de cuidar sempre melhor do idoso. Rumo ao Selo Pleno!”, concluiu.

Desde 2005, Caraguatatuba é declarada Cidade Amiga do Idoso, por meio do decreto municipal 140/2005 de autoria do Prefeito José Pereira de Aguilar.

Também participaram da cerimônia, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, deputados, prefeitos; os secretários municipais de Caraguatatuba, Léo Macedo (direitos da pessoa com deficiência e idoso) e Jonas Fontes (desenvolvimento social e cidadania), além da articuladora municipal do programa Renata Shiraishi.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre quita-feira (21) e sábado (23), toda a costa da região Sudeste, especialmente no Litoral Norte e Vale do Paraíba, deverá ser atingida por fortes chuvas e rajadas de ventos a partir da tarde. Haverá uma mudança extrema nas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 20/03/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024