Pesquisar No Site
Caraguatatuba amplia projeto de robótica para a educação inclusiva

Caraguatatuba amplia projeto de robótica para a educação inclusiva
A secretaria municipal de educação de Caraguatatuba ampliou o projeto de robótica, já em andamento na rede municipal. A novidade é a aplicação de atributos da robótica à educação inclusiva.

#PraCegoVer: Educador interage com alunos e equipamentos de robótica. (Fotos: Lucas Camargo/PMC)
O objetivo é promover a inclusão educacional e a qualidade do ensino, de maneira democrática e ética, em respeito à multiplicidade humana.
O projeto chamado “Robótica para Inclusão” é uma parceria entre o setor de Informática Educativa com a Divisão de Educação Inclusiva da secretaria de educação.
Atualmente são utilizados robôs LEGO® MINDSTORMS® Education EV3, que são uma solução de robótica educacional, relacionado ao aprendizado de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O projeto atua com alunos a partir dos 10 anos de idade e vai até o Ensino Médio, podendo também ser aplicado em projetos de cursos do Ensino Superior.

#PraCegoVer: Educadores posam para foto na sede da Google. (Fotos: Divulgação/PMC)
Coordenado pelos servidores da Informática Educativa, Rúbia Moreira Costa, Bruno Nacano e Leandro Andrade, atualmente as atividades são desenvolvidas no CRIES Tinga. Os alunos são atendidos por psicólogos da unidade que os encaminham para participarem de atividades que envolvem o desenvolvimento motor e lógico, além de introdução de princípios do trabalho em grupo e resolução de problemas.
O próximo passo é ampliar o trabalho e levar o projeto para os demais CRIES.
CRIES
Os CRIES – Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social são espaços de intervenção especializada, que englobam ações de Educação, Saúde e Assistência Social. Temos 3 unidades no município, divididos entre as regiões Sul, Centro e Norte. Atualmente contam com a supervisão da Prof.ª Maria Thereza, da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.
Sempre em busca de novas tecnologias
Caraguatatuba mantém seu olhar sempre atento ao uso de novas tecnologias que possam ser aplicadas à educação. Uma delegação de Caraguatatuba esteve no dia 27 de junho, visitando a sede da Google do Brasil onde foram apresentadas novas tecnologias voltadas ao setor.
Veja Também Recentes

Parque do Juqueriquerê recebe exposições culturais abertas ao público
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre as portas para uma programação diversificada de exposições culturais. Com entrada gratuita, a iniciativa é voltada ao público de todas as idades. O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, nº 5030, no bairro Morro do Algodão.

XV de Caraguatatuba/Secer estreia na Copa Ouro
O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer estreou, no sábado (11), na Copa Ouro – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF), competição de futebol masculino sub-20 organizada pela entidade conveniada à Federação Paulista de Futebol (FPF). Jogando em casa, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time foi superado pelo

Basquete feminino sub-15 encerra fase de classificação com duas vitórias em Taubaté
A equipe sub-15 de basquete feminino de Caraguatatuba encerrou a fase de classificação da Região III da Federação Paulista de Basquete com duas vitórias expressivas no último domingo (12), em Taubaté. No primeiro confronto, contra Lorena, as atletas do projeto socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino venceram por 58 a 13. A

Peça ‘Dez de Mim’ encerra programação da Temporada no Maristela nesta semana
A ‘Temporada no Maristela’ segue nesta semana, na sexta-feira e domingo (3 e 5/10), às 19h, com a peça ‘Dez de Mim’, com a atriz Anisha Zevallos. O projeto, realizado pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), teve início no dia 19/9 com uma programação especial de peças teatrais com entrada gratuita,

Cinedebate Democracia exibe filme ‘Saúde tem cura’ neste sábado
O Espaço Cultural Casa da Democracia apresenta neste sábado (27/9), às 19h, no Cinedebate Democracia, o filme ‘Saúde tem cura’. A exibição é uma dupla homenagem, ao Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 35 anos no último dia 19, e ao grande cineasta Silvio Tendler, falecido no dia 5.