Pesquisar No Site
Unidade do CAPS II é inaugurada no Sumaré para atender mais 1 mil pacientes
Unidade do CAPS II é inaugurada no Sumaré para atender mais 1 mil pacientes
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, entregou oficialmente nesta quinta-feira (27/06) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do bairro Sumaré, localizado na região central da cidade.

#PraCegoVer: Foto aérea do Caps 2
O CAPS receberá espaço para consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes.
O local será referência para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves. Segundo a Secretaria de Saúde, serão atendidos 1.023 pacientes no local.
No antigo espaço localizado no Jardim Primavera ficará o Ambulatório de Saúde Mental, onde serão atendidos 552 pacientes com casos mentais mais moderados.
O coordenador geral do Programa Saúde em Ação do Estado, Ricardo Tardelli, disse que é de extrema importância a parceria existente entre o Estado e o município de Caraguatatuba para a efetivação de políticas públicas, em especial, na área da Saúde.
Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entregar equipamento de saúde é sempre muito melhor. “É isto que temos feito nos dois anos de administração. Queremos que o Governo do Estado nos tenha mesmo como grande parceiro, sobretudo na área da Saúde”, afirmou.
O prefeito também falou sobre a alegria de inaugurar mais um Caps no município. “Entregamos há poucos dias a UBS Sumaré, e hoje, de forma muito especial, com a inauguração do Caps, sentimos o quanto é prazeroso vivenciar a inclusão de mais de mil pessoas, que serão atendidas aqui. Esta é a nossa proposta, de um governo humanizado que sabe fazer e sabe cuidar”, ressaltou.
A construção ocorreu em um terreno doado pela Prefeitura e será um anexo da Unidade Básica de Saúde do bairro, que foi entregue no ano passado.
Outra unidade
Já no segundo semestre, Caraguatatuba ganha mais uma unidade do CAPS, desta vez no bairro do Perequê-Mirim. Trata-se de uma unidade Álcool e Drogas.
São investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O local receberá espaço para consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.
O CAPS-AD será voltado aos pacientes da região Sul atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a entrega do prédio, os pacientes não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba encerra edição do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade” com integração e fortalecimento de vínculos
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), no centro da cidade, o encerramento do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade”, iniciativa que proporcionou quatro dias de experiências marcantes para um grupo de 36 idosos referenciados pelos equipamentos socioassistenciais do município de Cunha. Ao longo
Caraguatatuba soma 20 medalhas em torneio regional de natação em São José dos Campos
A natação de Caraguatatuba voltou a mostrar consistência e alto nível competitivo ao conquistar 20 medalhas no 2º Torneio Regional da 6ª Região, realizado no último sábado (11), no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos. A competição, disputada em piscina olímpica de 50 metros, reuniu 284
Teatro Mario Covas apresenta peças gratuitas sobre espectro autista na próxima semana
Na próxima semana, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe duas peças teatrais voltadas ao público infantil, que abordam, de forma lúdica e descontraída, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As montagens propõem reflexões sobre diversidade e pertencimento, aliando entretenimento à conscientização. A entrada é gratuita. As apresentações dialogam com
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 20 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato,
Caraguatatuba promove ações pedagógicas em celebração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado em 24 de abril, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba realiza uma série de ações pedagógicas voltadas à valorização da Libras e ao fortalecimento da educação inclusiva na próxima semana. A iniciativa envolve unidades escolares que atendem