Pesquisar No Site

No caminho da Fé, histórias que inspiram a subida pelo Morro Santo Antônio

Publicado em: 10/06/2019
Destaques
No caminho da Fé, histórias que inspiram a subida pelo Morro Santo Antônio
No caminho da Fé, histórias que inspiram a subida pelo Morro Santo Antônio

O domingo (09/06) foi marcado por muita fé e emoção em direção à estátua de Santo Antonio, no alto do morro. Idosos, jovens, crianças, deficientes. O importante era chegar lá em cima, fosse para pedir ou agradecer, levando meia hora, 40 minutos, uma hora.

#PraCegoVer: Mulher amarra fitinha no varal instalado no alto do Morro Santo Antonio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Assim, pelas subidas íngremes e com muita oração, levando a imagem do padroeiro pelo caminho, mais de 500 pessoas percorrem os mais de 3 quilômetros para acompanhar a missa campal alusiva ao Padroeiro de Caraguatatuba.

Logo de início, Vanda Cândida Martins, 56 anos, moradora no Travessão, na região Sul da cidade, conta que subiu quatro domingos seguidos para pedir bençãos a seu santo de devoção. Mas neste último foi especial a ponto de fazer promessa e subir o morro descalça. “Eu peço de manhã e quando é cinco horas da tarde ele me atende. Por isso hoje estou aqui novamente e sei que ele vai me conceder essa benção”.

#PraCegoVer: Durante a missa, padre levanta a imagem do Santo Antonio (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Aos 63 anos, Dona Vera Lúcia Domiciano Antunes, moradora no Centro, subiu o morro pela primeira vez para pedir uma graça. Ela conta que se esforçou, rezou muito para Santo Antonio “e se Deus quiser vou chegar lá e esse será mais um milagre por ele realizado”.

Seu marido Antonio da Costa Antunes, 63 anos, foi sossegado, afinal, já está acostumado a fazer caminhada, mas fez questão de acompanha Dona Vera em sua luta. “Pra mim tá tranquilo, estou aqui mesmo de companhia por ela”.

Mais um exemplo de fé ao longo do caminho foi acompanhar a subida de Gilson Aparecido da Silva, 47 anos. Seria normal se ele não fosse deficiente físico. Teve paralisia infantil (poliomelite) na perna direita.

#PraCegoVer: Durante a missa, devotos levantam as mãos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“É minha segunda vez. Na primeira não consegui completar, mas hoje (ontem) cheguei até o final”, disse o romeiro que está trabalhando temporariamente em Caraguatatuba e soube da missa no morro e quis acompanhar. Silva é de Matosinho (MG) e não tem hábito de caminhar.

Mais um exemplo vem de Murilo Anderson, o Pkno Valente, de 11 anos. Ele subiu todo o caminho segurando a imagem de Santo Antonio e a ele é atribuído o milagre que teve aos 5 anos.

Sua mãe Anna Karina conta que ele nasceu com um problema de descalcificação do fêmur e sempre andou de cadeira de rodas. Com cinco anos, a família fez uma promessa e desde então o menino carrega com fé o Santo Padroeiro.

#PraCegoVer: Padre balança o turíbulo ao lado da imagem de Santo Antonio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Hoje está 100% curado e a família entende a cura com um milagre, inclusive, já entregou todos os documentos e atestados médicos à Cúria Diocesana de Caraguatatuba para tentar registrar o episódio no Vaticano.

O prefeito Aguilar Junior também fez questão de participar da caminhada e missa e disse que o espaço que dá acesso ao Morro do Padroeiro está passando por revitalização. “Nosso objetivo é melhorar as condições de acesso em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade”.

Segundo ele, são realizadas melhorias na pavimentação, construção de mirantes com pergolados, bancos, decks ecológicos, aparelhos de ginástica, lixeiras e a instalação de rampa de estrutura metálica para a prática de voo livre. A segunda etapa da obra prevê a instalação de iluminação pública em todo o trecho.

A tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio e Missa Campal fazem parte da programação da 166ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba e contou, ainda, com o salto de paraglider do Padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, com a imagem peregrina do Padroeiro, abençoando a cidade do alto.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025

Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro

O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h.  A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025
Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura

Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Leia Mais Guarda Civil Municipal Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas

O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/04/2025