Pesquisar No Site
Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal

Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal
Os últimos dias da Semana do Meio Ambiente estão repletos de atividades em Caraguatatuba. Na tarde de quinta-feira (06/06), 19 alunos do 1º ano D da Escola EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro Tinga, participaram de uma visita ao Ecoponto Golfinhos, onde puderam conhecer o objetivo do espaço, materiais recebidos e também a destinação correta de cada tipo de resíduo. A visita foi guiada pelo técnico Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos caminham pelo ecoponto acompanhadas pelo guia. Elas estão passando ao lado das caçambas verdes (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Para a professora Laura Maria da Silva, foi uma experiência bastante interessante. “Os alunos gostaram muito, questionaram e se divertiram. Aprenderam sobre a importância da reciclagem e prometeram cobrar os pais”, comentou.
Na sexta-feira (07/06) pela manhã, foi a vez dos alunos do 9º A, da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira, participarem das atividades da Semana de Meio Ambiente. Também guiados pelo técnico Reinaldo, os alunos puderam conhecer o Viveiro Municipal. Os alunos puderam aprender sobre as espécies nativas, mudas e diversas outras curiosidades como a extração do açaí, o crime de extração dos palpitos, a cana de açúcar e os ciclos que são quebrados e levam algumas árvores à extinção.

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos posam para foto junto com professora e guia. Abaixo delas está uma caçamba verde repleta de podas de árvores (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
De acordo com o aluno Sócrates Porto Alves (14), foi um passeio diferente. “Eu não conhecia. Foi bom poder aprender sobre as plantas e tirar minhas dúvidas”, disse.
Para Poliana Sanches (14), também foi um momento divertido e repleto de coisas novas. “Eu também não sabia que existia um viveiro e com guia ficou muito interessante o passeio. A história do palmito e açaí me chamaram a atenção. Além disso pude conhecer as mudas e muitas árvores diferentes. Agora quero plantar árvores”, destacou a aluna.

#PraCegoVer: Alunos da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira no Viveiro Municipal escutam explicação sobre tipos de plantas. Eles estão reunidos em um pequeno círculo. Há uma placa com a descrição do viveiro (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Segundo a professora Aline, passeios como esses são estimulantes. “Eles participaram de uma gincana na escola e receberam esse passeio como prêmio. Eles gostam, interagem e voltam mais animados para a sala de aula”.
Para o gestor Reinaldo Gomes, atividades como essas, que despertam o interesse nas questões ambientais, são fundamentais. “Eles são curiosos, querem aprender, então é preciso estimular cada vez mais um olhar para isso. Precisamos preservar, reciclar, plantar e proteger nosso meio ambiente e eles são nossos maiores agentes fiscalizadores”, explicou.
As escolas que tiverem interesse em realizar visitas guiadas educativas no Viveiro Municipal, Ecopontos ou Cooperativas, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no setor de Projetos e Educação Ambiental pelo telefone (12) 3897-2530 ou direto no setor responsável na Secretaria de Educação, no número (12) 3897-7000.
Mais informações, no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes

Ações da Guarda Civil de Caraguatatuba resultam em prisões, apreensões e recuperação de veículo
A Guarda Civil de Municipal (GCM) realizou diversas ações na última semana que resultaram em prisões, apreensões e recuperação de veículo. No dia 17 de maio, na região sul da cidade. Um homem conduzia uma motocicleta em alta velocidade e realizava manobras perigosas na Avenida José Herculano, quando desobedeceu a

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025
Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. A Fundação Educacional e Cultural de

Feira Agroecológica reúne produtores locais para comercialização de produtos sustentáveis em Caraguatatuba
Na última quinta-feira (15), produtores rurais de Caraguatatuba participaram da Feira Agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, no bairro Pontal de Santamarina. O evento foi realizado nas dependências da unidade e teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Foi

Estabelecimentos gastronômicos são selecionados para 20ª edição do Caraguá a Gosto
Foram divulgados os estabelecimentos gastronômicos selecionados para participar da 20ª edição do Caraguá a Gosto, que neste ano traz o tema ‘Origens’. No total, 52 estabelecimentos foram habilitados para participar do maior festival gastronômico do Litoral Norte, distribuídos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas.