Pesquisar No Site

MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Publicado em: 19/06/2019
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus
MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe na quarta-feira (26/06), às 15h, o lançamento do catálogo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), localizado em Jacareí. A palestra ‘Redescobrindo o MAV’ será ministrada por Cinthia Mayumi Aizawa, autora do catálogo e é aberta ao público.

#PraCegoVer: Cartaz que divulga a palestra ‘Redescobrindo o MAV’ (Foto: Arte/Fundacc)

‘Redescobrindo o MAV’ tratará sobre todo o projeto, o financiamento viabilizado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural Editais, o processo de pesquisa e de seleção das peças do acervo do museu e contará, ainda, com os depoimentos dos artistas e funcionários que ajudaram a contar esta história. Um exemplar da publicação será distribuído gratuitamente para cada ouvinte.

Segundo a autora, o catálogo foi feito visando garantir o principal aspecto da preservação que as peças possam ter, isto é, seu registro para que sejam testemunhos históricos das memórias Vale-Paraibanas.

Além dessa função premente, servirá também para divulgar o acervo do museu para que todos possam tomar conhecimento das peças de imenso valor histórico e artístico que ele abriga e para que, futuramente, as peças possam protagonizar exposições, pesquisas ou apenas proveitos estéticos.

O catálogo é organizado a partir da seleção de 917 peças já catalogadas que compõem o acervo e estão subdivididas nos temas: arqueologia, arte popular, arte sacra, etnografia, mobiliário e pinacoteca.

Sobre a autora

Cinthia Mayumi Aizawa é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), trabalha na área de conservação e restauração e é proprietária da empresa Mayumi Restauro, que realiza trabalhos desde a catalogação e o inventário de obras até intervenções conservativas em objetos artísticos, históricos e memoriais.

De sua produção, destacam-se os trabalhos de pesquisa que desenvolveu junto à Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp): ‘Preservação dos patrimônios históricos de Jacareí: o religioso, o industrial e o nobre’, no qual o MAV já era seu objeto de estudo, e que se desdobrou para o trabalho de conclusão de curso, defendido para obtenção do grau de bacharela em História da Arte, intitulado “A Atuação do CONDEPHAAT na cidade de Jacareí/SP: análise dos processos de tombamento”.

Serviço

‘Redescobrindo o MAV’

Dia: 26/6, quarta-feira

Hora: 15h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3883-9188

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024