Pesquisar No Site
EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho abre atividades da Semana do Meio Ambiente e promove plantio de árvores
EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho abre atividades da Semana do Meio Ambiente e promove plantio de árvores
Abrindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a escola EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Cide do Tinga, em Caraguatatuba, realizou hoje (03/06) uma manhã cheia de atividades para os alunos do 2° ao 7° ano do ensino fundamental. Dentre as atividades promovidas pela escola, foi realizada uma apresentação de poemas e trabalhos de conscientização sobre a importância das árvores para o meio ambiente e suas espécies diversificadas.

#PraCegoVer: A imagem mostra o diretor e dois alunos realizando o plantio de uma árvore.
A escola realizou também uma atividade especial de plantio de árvores em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) que cedeu mudas de três espécies diferentes: Grumixama, Uvaia e Gabiroba. Segundo o diretor Elton Carlos Eller Pedrozo, as atividades que acontecerão durante todo o mês de junho, agregam no projeto dos alunos chamado: “Conhecendo a Mata Atlântica”. Esse projeto busca incitar nas crianças a vontade de estudar e descobrir sobre esse bioma.
O evento valoriza a Semana do Meio Ambiente e elaborar um jeito diferente de aprendizagem ao incluir os alunos no próprio processo de “ensinar”. Segundo o diretor, “aprendendo a importância do meio ambiente agora, esses alunos crescerão conscientes e certos de seus deveres”, explicou. E ensinar é também uma forma de aprender.

#PraCegoVer: Três alunos estão a frente dos colegas na apresentação de poemas sobre o tema meio ambiente. Uma menina com uniforme e tiara com pompom rosa segura o microfone. Atrás O desenho do planeta terra e o tema do evento “semana do meio ambiente”, estão colados na parede. No canto esquerdo três bandeiras estão posicionadas.
As atividades contaram com a presença do vice-prefeito Campos Júnior, os vereadores De Paula e Dennis Guerra, a secretária da Educação Márcia Paiva e o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Marcel Giogetti que reforçou a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente. Todos incentivaram o evento e participaram de todas as atividades com os alunos.
Cronograma Completo
Segunda-feira (03/06)
- 9h: Abertura da semana do meio ambiente com Plantio de Pomar, colheita e manutenção de Horta. LOCAL: Emef Profª Maria Aparecida De Carvalho – Cide Centro.
- 13h: Palestra de “Pesca predatória e resíduos no mar”, oferecido pelo Instituto Argonauta, e em seguida Curso de “Manipulação de Pescados”, oferecido pelo Banco de Alimentos. LOCAL: Auditório Maristela. Inscrições pelo telefone (12) 3883-6548, as vagas são limitadas.
Terça-feira (04/06)
- 10h: Trilha acessível com observação de aves e visita ao micro-orquidário com idosos e PcD (CIAPI + SEPEDI). LOCAL: Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba.
Quarta-feira (05/06)
- 9h: Blitz ecológica no Entorno do Ecoponto Golfinho com a E.E. Dr. Eduardo Correia da Costa
- 9h: Curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos. LOCAL: Banco de Alimentos. Inscrições pelo telefone (12) 3883-6548, as vagas são limitadas.
- 14h: Blitz ecológica no Entorno do Ecoponto Martim de Sá com a EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz.
Quinta-feira (06/06)
- 9h: Visita ao Ecoponto Golfinho com a escola EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega.
- 9h: Curso “Hortas e Temperos”. LOCAL: Banco de Alimentos. Inscrições pelo telefone (12) 3883-6548, as vagas são limitadas.
Sexta-feira (07/06)
- 9h: Visita ao Viveiro Municipal com a Escola EMEF Profª Maria Moraes.
- 9h às 14h: Trilha da Esmeralda. Inscrições abertas ao público.
LOCAL: Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba. São apenas 20 vagas e é preciso se inscrever pelo e-mail pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3882-5999. Nível: Difícil. Extensão: 5km (ida/volta). Leve água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica. Vista-se adequadamente: tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné, roupas de banho.
- 16h: Feira da Agricultura Familiar. LOCAL: Praça do Caiçara
- 18h30: Cinedebate com apresentação do curta metragem Praias de Plástico. Mediação: SOS Caraguatás Ambiental. Em seguida, exibição do filem Wall-e. Evento gratuito. LOCAL: Praça do Caiçara
Sábado (08/06)
- 8h: Mutirão de limpeza de praia com equipe da Guarda Mirim. LOCAL: Camaroeiro. Participação Livre. Não se esqueça de levar protetor solar, boné ou chapéu.
Todos os dias: Doação de mudas nativas frutíferas em troca de três agasalhos em bom estado e/ou dois litros de óleo de cozinha usados (em garrafas PET). A troca deve ser feita no Fundo Social de Solidariedade (Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro).
Durante toda a semana mais atividades serão realizadas com o objetivo de promover o tema Meio Ambiente. Para acompanhar os eventos acesse o site da Prefeitura por meio do link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes
Exposição de Orquídeas em Caraguatatuba atrai visitantes de quatro estados brasileiros e 56 cidades
A 46ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba reuniu 2.210 visitantes no último fim de semana, entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento registrou público de quatro estados brasileiros e 56 cidades que passaram pela Secretaria de Turismo. Organizado pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN), com apoio
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana
Caraguatatuba será palco do grande encontro off-road 4×4, o “JipeFest 2026”, neste fim de semana, de 16 e 18 de outubro, com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas, exposição de veículos e shows. A programação também inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba
Fundacc apresenta projeto sobre Oficinas Culturais na Feira do Empreendedor Sebrae 2026
Caraguatatuba participou na última quinta-feira (22/10), da Feira do Empreendedor Sebrae 2026, realizada no pavilhão São Paulo Expo, na capital paulista. Representando o município, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresentou o projeto “Da sede aos bairros. Da oficina ao talento. Do talento à oportunidade”. A apresentação ocorreu
Conjunto Habitacional no Perequê-Mirim terá financiamento para famílias com renda na Faixa 2 do Programa Minha Casa Minha Vida
O empreendimento habitacional em construção no Perequê Mirim – Residencial Portal Mar dos Cristais, com 252 unidades de apartamentos, de aproximadamente 43m², promovidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) faz parte de um projeto de 1.890 unidades habitacionais que seriam destinadas às famílias
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,